Preencha o espaço das letras: seja famoso amanhã


Tem vezes que um pequeno pensamento de um publicitário pode mudar o rumo da sua marca. Aquele pequeno insight, aquela pequena frase durante alguns segundos em uma propaganda ou em um outdoor. Cada mínimo detalhe com certeza faz a diferença. E por aí podemos achar diversas provas disso.

Uma dessas provas foi o que aconteceu com a famosa marca do designer de moda Tommy Hilfiger. Provavelmente, muitos de nós, brasileiros e estadunidenses, já ouvimos falar e conhecemos a marca: mas nem sempre foi bem assim.

Tommy Hilfiger era apenas um adolescente com o sonho de alcançar um dia o patamar dos maiores estilistas dos Estados Unidos. Enquanto isso não acontecia, Hilfiger possuía uma loja em Manhattan, Nova York. Para expandir sua visibilidade e compra, em 1985, o designer contratou o famoso publicitário norteamericano George Lois para que fosse realizada uma campanha que popularizasse o nome da marca.

Com uma ideia grandiosa e, digamos, “pouco esforço” (na publicidade nada é pouco esforço), Lois transformou a marca de Tommy Hilfiger em uma das maiores do país, assim, do dia para a noite. E como isso aconteceu?

Enquanto Coco Chanel é considerada até hoje uma das maiores estilistas da Europa, em 1985 poderíamos dizer que Calvin Klein, Perry Ellis, Ralph Lauren e Tommy Hilfiger eram os maiores dos Estados Unidos. Mas você percebeu o erro no que eu acabei de dizer? Sim, foi em 1985 que a campanha para a Tommy foi iniciada. E por que considerar o designer um dos maiores nomes ainda no mesmo ano? Foi assim que George Lois revirou o destino da marca, e foram mais ou menos essas perguntas as feitas por muitas pessoas na época.

A propaganda que foi veiculada em um outdoor no meio da Times Square pedia para que a pessoa completasse o nome de cada designer famoso e, mais abaixo, mostrava o logo de Tommy Hilfiger, dizendo que era o menos conhecido, mas que em poucos meses seu nome estaria no topo. E não é que funcionou?


Lois disse que essa seria a única forma de Hilfiger ficar famoso rapidamente e sem ter que investir milhões em diversas e longas campanhas de divulgação em massa. Tudo bem que o outdoor trouxe muita revolta de fãs dos outros designers, é claro. Além disso, Tommy teve que trabalhar “como um animal”, se certificando que cada peça, cada detalhe estivesse o mais perfeito possível, disse o próprio estilista.

É como dizem por aí: “publicidade faz comida ficar mais gostosa”.

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