Semana do Design: Simples assim


O minimalismo, tendência que se contrapõe ao enorme leque de variação de cores, de formas e de símbolos que grande parte dos movimentos adota, nasceu no século XX e não se restringe só ao design, uma vez que é um movimento que influenciou as artes plásticas, a música, a literatura e inclusive a gramática. Porém, vamos focar no design minimalista. 

A regra básica é simples e objetiva: menos é mais. O design minimalista se baseia em uma forma despojada que contesta a questão das formas, realizando um projeto em que capta apenas os elementos essenciais e necessários de algo. Para isso, os minimalistas removem cada elemento até que o objeto pare de funcionar de maneira como deveria, logo após dão um passo atrás, atingindo o ápice do design minimalista. 

Além disso, as cores e as tipografias usadas são aspectos muito importantes para o minimalismo. Com relação às cores, é necessário que elas interajam bem e criem sensações relacionadas com o objeto para quem as veja. Para melhorar bastante a legibilidade do design, o contraste é uma ferramenta bastante usada. Quanto às tipografias, devem ser limpas, com a melhor legibilidade possível e sem serifas, com seu conteúdo no geral arranjado de uma forma legível e confortável.

 Hoje, em um mundo em que todos buscam a sofisticação aliada a modernidade, de uma forma objetiva e simples, o minimalismo é um tendência extremamente forte e que faz com seus objetos o que todos gostaríamos de fazer: mais com menos.






0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top