CRIA Plano em: Semana do Design


O que é design? Talvez essa pergunta seja um pouco difícil de ser respondida. Geralmente, o que se sabe pelo senso comum é que existem diversos segmentos do Design, como o de interiores, o gráfico, o industrial, o de moda, o digital e muitos outros. Mas assim, falando no geral, acaba ficando complicado de entender. 


Michaelis, o dicionário, nos traz a seguinte definição: 
Design (dizáin) sm (ingl) 
1 Concepção de um projeto ou modelo; planejamento. 
2 O produto deste planejamento. 

Já Alexandre Wollner, pioneiro nos estudos sobre design no Brasil, descreveu em seu livro “Textos Recentes e Escritos Históricos” que uma definição do que é Design “[...] é muito difícil, porque a evolução da linguagem, dos elementos técnicos é tão rápida que se fala de uma coisa hoje e ela é diferente amanhã. Mas a gente pode dizer que [design] é dimensionar uma estrutura onde todos os elementos visuais se relacionam nos vários meios de comunicação visual.” 
Em outras palavras, o design não se preocupa apenas com a estética, mas com a função, com os matérias, com a ergonomia visual e as aplicações no dia-a-dia. Fazer design não é só deixar algo bonito, mas trazer para o mundo a sua utilidade, estudando como o objeto se comporta. Além disso, como o próprio designer afirmou, a área sempre está evoluindo, com coisas novas a cada dia que chega. 


Portanto, o design não é um só: assim como a arte no geral, a música, o cinema, entre outros, ele possui seus movimentos. A cada nova tendência que chega, os designers adaptam-se a ela, ou até mesmo a inovam. E assim vai. Essa adaptação vai ocorrendo nos diversos ramos do Design, desde o design gráfico, construindo um logotipo de uma marca e toda sua identidade visual com base na maior tendência da época, até o design de interiores, pensando em móveis e objetos que sigam as linhas características de cada movimento. 
E é pra entender mais tudo isso que o núcleo de Planejamento da Cria UFMG Jr. resolveu fazer um especial: uma semana inteira só de Design. Vamos te mostrar algumas das maiores tendências que o mundo já presenciou e convive até hoje, sempre deixando para cada nova geração de designers e estudiosos os seus principais legados.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top