Semana do Design: Isso é Design?

     Você deve estar se perguntando que design é esse? Entenda o que é o Design Vernacular e a importância dele agora. 

       O Design Vernacular são obras movidas pela cultura, ou seja, que estabelecem ligação entre o homem e sua cultura local ou regional. É um tipo de design não acadêmico que mesmo possuindo autenticidade e sensibilidade, é muitas vezes minimizado e marginalizado. 
       Assim como nos outros tipos de design, para exercer o Design Venacular é necessário criatividade. É através deste design que as pessoas criam ou executam tarefas com o conhecimento popular e para isso utilizam como obra artefatos, soluções materiais ou visuais, e também linguagens visuais ligadas à reutilização e improvisação, todos estes associados ao cotidiano do design. 
       No Design Vernacular as obras são realizadas à moda antiga, o trabalho é todo manual, ou seja, não há auxílio de computação gráfica e programas de edição. O Vernacular não foi criado para mudar os designs tradicionais, mas sim para buscar a aceitação do design popular. 
       E você, já viu algum Design Vernacular? Por ser uma categoria ainda pouco reconhecida, podemos não perceber a presença deste design na nossa sociedade, mas acredite, o Design Vernacular está mais perto que imaginamos. Pichações, grafite e estêncil, são designs vernaculares que convivemos diariamente, e que representam o desejo do ser humano de deixar sua marca e se comunicar. 

Estêncil da Fafich

Estêncil da Fafich


     Algumas das outras categorias de design têm, de um tempo pra cá, se apropriado do Design Vernacular, como forma de aproximarem-se das formas de linguagem popular local ou regional. Desta forma, o Vernacular tem sido aceito como arte, estando presente em estudos acadêmicos sobre design, livros, projetos de arquiteturas, e até mesmo em exposições. 

Exposição de grafite

Projeto carrocerias de Pernambuco

   O Desing Vernacular está presente ainda em tipografias. Os designs tipográficos consideram que é necessário manter as tipografias vernaculares, que podem ser utilizadas como diferenciação, visto que estamos em uma era onde há uma uniformidade da publicidade. A utilização da tipografia vernacular é uma forma de reafirmar histórias locais e tradições de um povo. 

Exposição tipografia Vernacular




    E aí, depois de entender um pouco sobre o Design Vernacular, você considera que você tem um lado design? Espero que sim!

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top