Prepare-se para um novo cliente

Soube de um caso muito interessante do líder espiritual e pacifista Mahatma Gandhi, e acredito que será muito útil para exemplificar uma idéia acerca do planejamento. Gandhi era procurado por uma multidão de pessoas que queriam ouvir seus conselhos com a esperança de que ele pudesse ajudá-los. Certo dia, uma mãe levou o filho para ouvir as palavras de Mahatma, na esperança de que o menino pudesse diminuir o consumo de sal que não lhe fazia muito bem, pois ela já havia tentado convencê-lo, sem êxito. Após explicar o pedido a Gandhi, a mãe teve como resposta do líder indiano o pedido de que ela voltasse com o filho no período de 15 dias. Na segunda visita, o garoto foi aconselhado a reduzir a quantidade de sal, pois estava prejudicando a saúde. Surpresa, a mãe perguntou a Gandhi porque ele pediu esse tempo para falar algo tão simples, e o sábio líder respondeu que antes de aconselhar o menino, ele próprio precisava diminuir a quantidade de sal que consumia.

Esse exemplo me fez pensar na importância de conhecer e vivenciar aquilo que se faz, e como nós estamos planejando a todo o momento, sugiro que possamos aplicar as técnicas de planejamento no cotidiano, uma espécie de planejamento pessoal. A partir da experiência de se transformar em nosso próprio cliente, poderemos compreender melhor a arte de planejar, e assim se colocar no lugar do outro será uma coisa mais útil e sincera, o que pode gerar resultados mais sólidos na profissão e na vida, quem sabe você não está precisando de um novo posicionamento?

5 comentários:

Unknown disse...

Nossa, gostei demais!
Concordo plenamente, Rolf! Falei um pouquinho disso no último post que fiz (acho que foi o último), sobre gerenciamento de tempo pessoal...
Gostei muito!!!

Gustavo Almeida disse...

Rolf, parabéns mesmo pela postagem!
O efeito surpresa superou mesmo as expectativas! Muito bom o texto e a sugestão. Tá na hora de parar pra pensar e rever os conceitos.
To gostando de ver esse blog.

Taís Maciel disse...

Muito bom esse caso!! E o texto também... planejamento pessoal é fundamental até para não enlouquecermos...
Li esse post da Clarice também... Muito bom!
Para ajudar os curiosos: http://criaplano.blogspot.com/2009/04/questao-de-planejamento.html

Buono disse...

parabéns rolf.... muito foda seu texto!

Maitê disse...

Parabéns mesmo!
esse tipo de reflexão é muito importante para nós, planejadores do futuro...

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top