O Cenário das Relações Públicas na Comunicação Organizacional

Há alguns dias uma pessoa me fez uma pergunta interessante e ao mesmo tempo incômoda, que na verdade acho que todos nós já fizemos um dia. O que é Relações Públicas? O que o Relações Públicas faz afinal de contas? Mesmo já tendo estudado bastante sobre o assunto, eu não me senti tão segura quanto eu gostaria para responder. Quem me perguntou foi um estudante de medicina. É muito fácil ver resultados práticos e tangíveis na atução do profissional da saúde. Entretanto, quando falamos em gestão da imagem pública, resolução de conflitos e geração de boa-vontade a compreensão não é assim tão simples para alguém que não possui o olhar comunicacional apurado. Eu até tentei explicar como é importante o trabalho do Relações Públicas para a sustentabilidade e sucesso de uma organização, mas não tenho certeza se ele percebeu a relevância da atividade de gerenciar a imagem de uma empresa, um bem intangível, porém muito valioso.
Contei essa histórinha toda para chegar em assunto muito delicado. O conhecimento sobre a profissão e o reconhecimento de sua importância não é insatisfatório apenas entre médicos, dentistas, advogados... Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que a área ainda não tem o reconhecimento merecido dentro das próprias organizações. Os dados apontam que apenas 12,4% dos profissionais que trabalham no setor de comunicação das empresas que estão na lista das "1000 Maiores de Valor" são formados em RP. Mais de 49% não possuem formação em comunicação.
A partir disso, podemos refletir que o caminho que teremos que trilhar para o reconhecimento do profissional de Relações Públicas dentro e fora das organizações ainda é longo. A administração das empresas precisa entender que atualmente o foco deve ser maior no relacionamento do que na promoção do comportamento de compra, já que ele acaba sendo uma consequência. No mundo globalizado em que vivemos, onde a concorrência é cada vez mais acirrada, conquista o consumidor a empresa que ganha a sua confiança, que projeta valores que são colocados a prova todos os dias e passam no teste.
Mas nem tudo são trevas. A pesquisa mostra também que a comunicação empresarial está, aos poucos, conquistando o seu lugar ao sol. Cabe a nós, profissionais que estaremos no mercado no futuro, mostrar que somos competentes o bastante para atuarmos na nossa área de formação.

Para quem quizer conferir a pesquisa na integra, aí vai o link:
http://issuu.com/aberje/docs/comunica__o_corporativa_nas_organiza__es?mode=embed&documentId=090213145019-1be6f2e452fe4527a7cb52950ac5caad&layout=grey

1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Parabéns pela postagem Maitê! E parabéns pela pesquisa também! O texto foi legal para já compreendermos que nós, como estudantes de comunicação, somos os responsáveis pelo reposicionamento dessa imagem das Relações Públicas. Nós somos capazes de construir uma opinião melhor sobre a área e sobre sua importância na sociedade. A grande pergunta pode ser: Como fazer isso?
Talvez não haja uma resposta definida... Mas eu diria que podemos começar escrevendo sobre isso em um blog... Parabéns!

 
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