Estereótipo de um planejador

Vocês já perceberam o quanto nós planejamos sem se dar conta disso?
Acho que no nosso caso, como "planejadores", isso é ainda mais intenso. Tudo bem, falando assim, posso até estar entrando no senso comum, que nos julga como profissionais mais organizados, metódicos e que portanto planejamos cada movimento que fazemos. Nós sabemos que na prática a coisa não é bem assim, e que muitos planejadores não sabem organizar nem o próprio tempo. Como bem disse o nosso amigo Rolf em um texto recente aqui no blog: "Casa de ferreiro, espeto de pau."

Mas isso não vem ao caso agora. O que importa, é que mesmo que alguns planejadores não sejam nada metódicos, eu assumo: Sou bem o tipo de pessoa que a maioria de pessoa pensa ao tentar definir esse estereótipo, salvo alguma exceções. E não estou sendo exagerado, ou mesmo convencido de afirmar isso não. Foi por perceber o tanto que eu planejo até mesmo sem pensar, que vi como isso é forte no meu dia-a-dia.

Logo ao acordar, uma das primeiras coisas que eu faço é ativar a função soneca do despertador. Não adianta, eu não consigo levantar logo que o danado começa a tocar e berrar. Vocês são obrigados a concordar que é uma das piores coisas do dia: escutar um objeto retardado falando que você tem que se levantar, logo na hora que você está tendo um sonho ótimo, ou mesmo naquela soneca gostosa, ou ainda pensa que acabou de dormir. Não dá: eu falo para ele se calar e esperar mais um pouquinho para que eu me acostume com a ideia de que não vou poder mais ficar ali no melhor lugar do mundo. Acontece que no meu caso, eu mando ele se calar no mínimo umas três vezes para realmente ver que não tem jeito e colocar essa ideia na cabeça. Considerando que cada vez que eu ativo o soneca, o despertador demora uns 5 minutos para tocar de novo, eu já coloco ele preparado para tocar às 6 e meia, porque aí eu levanto até umas 6 e 45.

Tá vendo só? Planejei. Tá, foi uma coisa idiota, mas que com certeza influencia muito no resto do meu dia e que foi previamente calculado pensando nessas consequencias. Imagine se eu não tivesse pensado nisso num dia que tenho uma prova logo no primeiro horário da faculdade. Eu ia chegar atrasado na prova, já estressado por esse motivo, ia fazer uma prova horrível, ia ficar com raiva o resto do dia, ou quem sabe o resto do mês, dependendo da nota da prova. Ok, eu sei que eu nem me preocupo tanto assim com uma prova, mas foi só para exemplificar o tipo de consequencia que a falta de um planejamento pequeno pode ter.

Continuando os meus planejamentos inconscientes diários: planejo colocar uma roupa para ir para a faculdade, que de preferência não tenha usado recentemente, que esteja limpa, etc. Planejo tomar um café da manhã, pois sei que do contrário poderei ficar com fome mais tarde. Planejo escovar os dentes, para ficar com um hálito agradável, ter os dentes brancos e evitar as cáries (exemplo proposital para fazer marketing para o Colgate Tripla ação). Planejo sair de casa com uma antecedência para chegar à faculdade, tendo em vista o tempo que gasto para chegar e levando em conta até os possíveis atrasos (que no meu caso não são fáceis de acontecer, considerando que moro em frente a faculdade). Planejo também onde e a que horas irei almoçar (um dos planejamentos mais importantes do dia, segundo eu e Douglas Adams - autor do Guia do Mochileiro das Galáxias). Planejo onde guardar as coisas, para depois achá-las com mais facilidade. E planejo muitas ações que faço durante o dia, levando em conta os horários que tenho algum compromisso marcado e vários outros fatores, que vão desde questões pessoais até a questões financeiras.

Não vale a pena ficar citando tudo que planejo durante o dia, mesmo porque é impossível perceber tudo, inúmeros são esses planejamentos. Esse texto mesmo foi todo planejado anteriormente, desde quando eu sabia que teria que escrever alguma coisa para postar no blog nessa terça-feira.

Acho que muitos de vocês devem ter percebido que também planejam muita coisa todos os dias e que nem por isso precisam trabalhar com Planejamento. O que eu queria deixar claro, é que todo mundo planeja e se organiza, mesmo que mal, mas se organiza. E sendo planejador, criador, ou mesmo um professor (profissão qualquer escolhida por simples motivo de rima) você pode se planejar melhor!

E finalmente, eu planejei que esse texto tem que acabar aqui, pois já é tarde e eu tenho que dormir. Como último planejamento do dia, programarei o maldito despertador para me acordar amanhã.
P.S - às 6 e meia, pois sem a função soneca não dá.

1 comentários:

Taís Maciel disse...

Ahahahah! Muito bom, Gustavo!!
Fato que planejamento é muito importante... O dia que eu fui dormir sem planejar a hora de acordar e como acordar fui surpreendida pelo meu pai 5h:30min abrindo a porta do meu quarto e ligando a luz para perguntar se ele precisa me acordar e que horas... o.O

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top