"Meu filho é planejador! Planejamento o que?"

Hoje o Núcleo de Planejamento da CRIA visitou a TOM Comunicação, uma agência belorizontina de referência em Planejamento. Nessa visita fomos recebidos pela Caroline Marinheiro que conversou com a gente basicamente sobre planejamento. Uma das primeiras coisas que vimos nessa visita foi a idéia da Caroline do que seria planejamento.

Todos os profissionais da área já devem ter ouvido aquela perguntinha tradicional... "Com o que você trabalha?" Normalmente depois da resposta ou a pessoa simplesmente fala "Ah! Tá! Legal", fingindo que sabe do que ta falando, ou começa a perguntar o que é planejamento, ou compreende alguma coisa que pode não ser realmente o nosso trabalho.

Pensando nisso, eu quis investigar o que as pessoas mais próximas de mim, aquelas que me escutam falando no assunto diariamente e acompanham minha rotina louca de aulas e trabalho, acham que é planejamento. Pedi a meu irmão, minha mãe e meu pai para responder a perguntinha difícil... "O que é planejamento?"

O resultado foi interessante. Nenhum dos três, mesmo sabendo que eu estudo comunicação e dentro dessa tenho mais interesse na publicidade relacionou diretamente o planejamento com a publicidade, o que me faz pensar que provavelmente eles nunca tentaram entender o que exatamente eu estou indo fazer quando digo "Mãããããããe! Tô indo pra CRIA!! Tchaaaauu!!" Mas os três tem um conceito mais ou menos correto, porém raso do que é planejamento.
Aqui redijo (vulgo dou ctrl+v) as respostas de cada um deles.

"Planejamento, num primeiro momento, antever onde quero chegar, o porquê de querer chegar e como quero chegar.
Assim, possuindo tal ângulo de visão, ou seja, antevendo meu objetivo, buscarei o caminho a percorrer, utilizando da ferramenta mais adequada, para que o resultado seja alcançado da forma mais célere e mais prática possível, possibilitando que no final do percurso eu diga: - BRILHANTE!
" (MACIEL, Ester - a mãe)

"Planejamento é discutir, filosofar, reunir e entender do problema para poder criar uma série de passos para um objetivo. No planejamento não somente organiza-se uma equipe caso esteja em grupo mas também antever acontecimentos futuros para evitar transtornos e problemas que possam acontecer até a conclusão de um objetivo." (MACIEL, Daniel - o irmão)

"É a organização prévia de idéias, com o intuito de atingir um determinado objetivo." (MACIEL, José Ricardo - o pai)

Fazer essa pergunta a quem mais deveria interessar estar por dentro do que eu faço da minha vida foi um exercício muito interessante e revelador. Inevitável vai ser lembrar disso e observar a reação dos três toda vez que eu for contar as coisas interessantes que eu tenho vivido dentro do Núcleo de Planejamento da CRIA. Recomendo a todo mundo fazer essa pergunta dentro de suas casas.

2 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Muito bom Taís!!! Excelente texto. Com certeza farei essa investigação em casa também. Mas eu até achei que sua família respondeu bem sobre o Planejamento, apesar de não ter relacionado com a Publicidade.
Parabéns família Maciel!

Unknown disse...

Mais um belo texto...

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top