Obtendo resultados com planejamento e criatividade

A necessidade de fazer publicidade e propaganda de um produto surgiu com a revolução industrial, quando se tornou indispensável comunicar a um grande público o que era o produto, como utilizá-lo, suas vantagens, etc. Com o tempo, as mercadorias passaram a fazer parte da vida das pessoas e não era mais precisso explicar, por exemplo, o que é leite em pó, como prepará-lo e que vantagens ele apresenta. O foco da publicidade passou a ser comunicação de valores. E isso é muito importante em uma sociedade onde a concorrência é tão grande.
O tempo todo as pessoas são bombardeadas com informações de todos os tipos. Por isso, elas acabam desenvolvendo uma capacidade seletiva, só absorvem ou prestam atenção no que lhes parece difente e merecedor de tal atenção.
Sendo assim, é dever dos planejadores estarem sempre buscando diferenciais com muita criatividade e inovação para destacar o produto de seu cliente. Um exemplo muito bom de como isso pode ser feito é um viral criado pela Adidas, que patrocina o Palmeiras.
O VT mostra a cena de um vestiários pós-treino onde os jogadores ficam sabendo que as camisas que eles iriam usar em um jogo importante no dia seguinte sumiram. Mas eles não se desesperam, pois o jogador Pierre tem uma solução! Ele diz para os colegas que se for possível joga até sem camisa e exibe o distintivo do Palmeiras tatuado no peito. Os jogadores se empolgam e, também, tatuam o distintivo do clube no peito. Para finalizar, convocam todos os torcedores para ajudar a desvendar o mistério através do site www.minhasegundapele.com.br .
A ação começou dia 25 de maio e vai até 04 de junho. Os torcedores que desvendarem o mistério serão premiados com bonés, gorros e outros produtos da marca Palmeiras.
É importante observar que a proposta é gerar uma experiência entre o torcedor e a marca. O foco em momento algum é no produto, mas em valores... a camisa não importa, o que importa é o distintivo do time, que, na falta da camisa, estará tatuado no peito.
Esse exemplo demonstra como criatividade aliada a uma comunicação muito bem planejada e dirigida para um público selecionado estratégicamente podem ser interessantes para agregar valor e dar visibilidade para uma marca.

1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Parabéns pela escolha do tema Maitê!
Muito interessante essa campanha e com certeza teve um bom Planejamento por trás dela... é um tipo de ação que mobiliza as pessoas, colocam elas em contato com a marca, dando visibilidade e ainda tem a vantagem da interatividade...
Dá pra fazer muita coisa com boas ideias e muita pesquisa

 
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