TipCOM: Zebra e o Marketing Digital

O segundo dia de palestras do TipCom foi comandado por Rafael Moreno, planejamento da Zebra Agência Interativa, que tem seus serviços direcionados para a comunicação integrada, ligada as novas tecnologias e conteúdos.

Rafael apresentou a forma de trabalho utilizada pela Zebra: Como engajar pela inspiração e não pela imposição. A partir dai foram evidenciadas a influência da internet hoje e futuramente, e como as marcas buscam engajar o seu público.

Para explicar a importância da internet para a mídia interativa, o planejador realizou uma volta ao tempo onde a internet era pouco acessada e minimamente utilizada pelas marcas para chegar até o seu público. Demonstrou ainda como a internet age hoje, em mundo extremamente digitalizado, em que as marcas acreditam que através do uso das redes sociais conseguirão maior engajamento e aumento de vedas. Por fim, fez uma previsão de como a internet será utilizada no futuro, conectando os mais variados objetos (sejam, utensílios domésticos, de uso pessoal, dentre outros).

Uma informação simples e de extrema importância foi evidenciada por Rafael: as marcas têm características, valores e percepções. Sabendo disso, a comunicação digital ideal deve delinear quais são os principais ativos da empresa e seus valores, pois é assim que encontrará o caminho que levará ao posicionamento da marca. O posicionamento, a causa das marcas é o que as conecta com as pessoas, ou seja, o engajamento do público se dá pelo que a marca apresenta como causa, o o marketing digital é o responsável por apresentar tal causa através da internet - principalmente as redes sociais. 


Por fim, o publicitário nos deixou duas lições que com certeza serão lembradas. A primeira diz respeito a comunicação digital, afirmando que assim como a comunicação tradicional, a digital é também uma forma de comunicação, que se diferencia por utilizar o marketing digital para chegar ao público, mas que é essencialmente comunicação. A segunda é que não devemos ser apenas criadores de ideias, mas sim criadores de ideais.

No segundo dia de TipCom tivemos um bom direcionamento sobre o marketing digital e o que deve ser feito para a excelência do mesmo. Não percam os resumos dos próximos dias de TipCom, aqui mesmo, no Cria Plano.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top