O que faz uma marca marcante?


Texto por Mariana Franco

Uma marca de sucesso não nasce de uma dia para o outro. Sucesso no caso, quer dizer reconhecimento. Além da qualidade do produto inferir nisso, o logotipo também é fundamental, pois é a mais importante parte comunicativa da marca. O logotipo é a forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. Cabe aos profissionais de publicidade criar não apenas uma identidade visual, mas sim um conceito que será sempre carregado pela marca, e também pelas pessoas. Elementos simples, do dia-a-dia, são então, quase acidentalmente, associados a logotipos famosos. Como ver um M em amarelo e não pensar logo no Mc Donalds? Ou ainda, como ver uma maça comparada a um computador e não pensar logo na Apple? E o que

 Neste vídeo temos alguns dos logos mais conhecidos de todo o mundo, e que, mesmo sem saber bem qual é o produto, tenho certeza que pelo menos você já viu seu símbolo em algum lugar.

http://youtu.be/o36mNHqcUg0





Além do logo em si, há também outras estratégias usadas pelas marcas para fazer com que sua imagem ecoe ainda mais na cabeça das pessoas. O uso de mascotes, por exemplo, como o palhaço Ronald Mc Donald, ou os famosos ursinhos nas campanhas de natal da Coca Cola auxiliam na quase onipresença dessas marcas. Tente você mesmo, nessas imagens abaixo, adivinhar o nome da marca:




Muitas das associações que fazemos são inconscientes, e nisso está o sucesso dos logotipos e símbolos: causar uma impressão boa e memorável não apenas para criar um desenho bonito, mas para criar todo um reconhecimento e familiaridade.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top