A Publicidade no Facebook

Texto de Luciana Lana



O Facebook cresceu rapidamente e se tornou um dos mais populares sites de relacionamento, desenvolvendo diversos mecanismos com o objetivo de facilitar a interação de seus usuários. Essa rede tão famosa proporciona uma experiência social completa e ainda possibilita a comunicação não apenas entre usuários, mas também de empresas e organizações.

A rede social disponibiliza diversas formas de comunicação para as marcas. Um exemplo disso são as páginas, utilizadas para conseguir engajamento e atender aos clientes, além de compartilhar conteúdo relevante. Outra maneira publicitária é a Like Store que permite a exibição de produtos, com cálculo de frete, consulta de estoque e outras funcionalidades. Existem também os anúncios segmentados, que aparecem enquanto o Facebook é utilizado, e os aplicativos, que oferecem interatividade e serviços exclusivos, sendo de utilização opcional.


Para publicidade o Facebook possui seu próprio Marketplace, que consiste na utilização de uma ferramenta de busca por ofertas de empregos, casas, carros e objetos a venda a partir da utilização da conta pessoal do usuário, possibilitando que os mesmos postem livre e gratuitamente propagandas e anúncios. Essa rede social conta também com o Facebook Advertising, um aplicativo que possibilita que as corporações criem páginas para seus produtos veiculando livremente anúncios publicitários.



As Fanpages possuem grande força dentro do Facebook por funcionarem como interativos perfis públicos. Essas páginas não têm limite de número de assinantes, o que potencializa a disseminação do que é veiculado nas mesmas, além disso, seus administradores tem acesso a uma ferramenta para avaliar o nível de interação dos assinantes, que inclui o número de pessoas que curtem a página e quantas pessoas veem e clicam numa publicação, sendo possível ainda detectar um público alvo.


Utilizando esses artifícios publicitários o Facebook se mostra como um grande mercado em expansão para que as empresas anunciem seus produtos, por possibilitar um contato mais recorrente e próximo do cliente.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top