Nostalgia Publicitária


Texto por Virgínia Badaró

Propagandas interessantes muitas vezes despertam a curiosidade das pessoas. Mais do que um modo de divulgar um produto, elas podem se tornar uma forma de entretenimento, seja por um jingle, um personagem ou uma história, permanecendo em nossa memória. Além disso, os comerciais estão presentes no nosso cotidiano e podem ser associados a momentos marcantes, já que muitos deles refletem características da época em que foram veiculados. 
Mas o que torna uma propaganda memorável? Um anúncio publicitário que não é inovador, que permanece no senso comum está fadado ao esquecimento. Quanto mais diferente do que já foi proposto, melhor. Foi o que empresas como Bombril, Embratel, Brahma e outras já fizeram, conseguindo reforçar a presença da marca com comerciais inesquecíveis. 

Embratel, 1999
Bombril, 1978-2004

Como esquecer o caranguejo que mostrava o bumbum na praia e dizia “tchananana”? Ou as crianças fofinhas vestidas de mamíferos segurando o leite Parmalat? A garotinha hipnotizando sua mãe para comprar o chocolate Batom? E o clássico jingle com os ingredientes do sanduíche Big Mac? 

Brahma, 2000 

Parmalat, 1996

Garoto, 1992 

Mc Donald's, anos 90 

Esses são casos que ilustram o sucesso de jogadas de humor, garotos propaganda marcantes e, é claro, musiquinhas “chiclete” que tornam a publicidade ainda mais relacionada à cultura e às nossas vidas, fazendo com que possamos relembrar diferentes épocas através do que elas mostram. 

Amoeba, 2001

Tortuguita, 1997

Atualmente, as propagandas vêm surgindo cada vez mais objetivas, pois com o desenvolvimento da internet e principalmente dos meios móveis como smartphones e tablets, as pessoas preferem assistir a vídeos curtos e que chamem atenção logo de início. Apesar dessa mudança, a fórmula da propaganda memorável perfeita, mesmo que incerta, continua seguindo os pilares da inovação, criatividade e humor dos sucessos antes apresentados pela televisão.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top