TipCOM: BH nas Ruas e o jornalismo colaborativo

Hoje foi a vez do BH nas Ruas falar sobre a nova forma de jornalismo realizada por eles durante as manifestações que ocorreram em Belo Horizonte no meio desse ano. 

Durante a conversa que os integrantes do BH nas Ruas realizaram com os espectadores, foram discutidos temas como o contexto em que a iniciativa foi tomada, a dificuldade em fornecer ao público apenas informações confiáveis, seguras e reais – diferentemente da cobertura realizada pela grande mídia na época – e o processo de construção de uma linha visual e editorial para a pagina.

Em meio a tantas manifestações nacionais que estavam ocorrendo no meio de 2013, os estudantes de Comunicação da UFMG sentiram a necessidade de unir todas as informações fornecidas por diversos meios diferentes em uma pagina, porém com uma especificidade: informações vindas dos próprios colaboradores do BH nas Ruas que estavam nas manifestações e, alem disso, através de uma apuracão dos acontecimentos retratados por outros manifestantes. E assim foi criado o BH nas Ruas, uma proposta de jornalismo colaborativo de verdade, com quem estava de fato nas manifestações. 

Segundo os próprios integrantes, o coletivo de jornalismo colaborativo, em seu inicio, foi construído de forma imatura. Porem, a repercussão que a página teve durante as manifestações foi inesperada pelos colaboradores que perceberam então a necessidade de criar uma identidade para a página, padronizando, então, a linha de postagem das informações, tanto visual quanto editorial. Por isso, um logotipo foi criado para a pagina e foi definido um estilo de postagem, tanto textual quanto fotográfica. Dessa forma, foi criado um estilo para o BH nas Ruas que, aliado com as fontes confiáveis e seguras – que eram os próprios manifestantes -, se tornou um simbolo para a cobertura das informações, construindo durante todo esse período uma credibilidade imensa perante o publico e, pasmem, a própria grande mídia. 

No início das manifestações, a mídia tradicional se mostrava contra esse tipo de exercício democrático, escondendo ou deturpando informações, quando não se posicionava publicamente em oposição as manifestações. Porém, com a adesão popular e com meios de comunicação como o BH nas Ruas, que fornecia a população fatos verídicos, a grande mídia mudou seu discurso, chegando inclusive a entrar em contato com os integrantes do coletivo para entrevistas e, inclusive, de confirmação de acontecimentos ocorridos durante as manifestações. 

 Dessa forma, o BH nas Ruas foi um agente que contribuiu em um momento histórico e importante para a sociedade. Em meio a varias tentativas de manipulação dos fatos, visando a modelação da opinião pública, o coletivo através de uma nova maneira de fazer jornalismo foi uma alternativa para todos que desejavam informações verídicas. Atualmente, os integrantes estão escrevendo um livro sem fins lucrativos que sirva como um registro da trajetória de um novo tipo de jornalismo.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top