TipCOM: 3Bits e as interfaces criativas


O TipCOM - Tendências, Ideias e Práticas em Comunicação - organizado e oferecido pela Cria UFMG Jr., chegou em mais uma edição trazendo como tema as novas tendências digitais. O palestrante de abertura do evento foi Herbert Rafael, Diretor de Criação da agência mineira 3 Bits, especializada em criação digital e design interativo.

O publicitário iniciou sua apresentação com uma ideia interessante: mesmo que você saia da área de Comunicação, jamais deixará de trabalhar na área da tecnologia. E em seguida, apresentou uma série de exemplos bem sucedidos que possuem em comum a imprescindível atuação do mundo digital.

Para mostrar a relação existente entre Interface, Design e Código Herbert demonstrou como os indivíduos estão constantemente inseridos num conjunto de quatro esferas, sendo elas: Comunicação, Design de Interfaces, interação social e Tecnologia. Ou seja, nos dias atuais nós transitamos de maneira cíclica entre estes quatro aspectos que fazem enorme diferença em nossas vidas. Além disso, o palestrante falou sobre algumas tendências contemporâneas que estão diretamente relacionadas às práticas de Comunicação.

A primeira delas é a tradução de dados, que deu início ao processo de digitalização das informações e nos possibilitou um universo das mais variadas plataformas, como celulares de última geração, internet, imagem 3D e tantas outras. Foi apresentado ainda um case da 3Bits, o Sync Lost, uma interface que possibilita aos usuários visualizar interativamente todas as conexões da história da música eletrônica, o que só foi possível ao se traduzir dados simples em informações complexas.


Sync/Lost no Smirnoff @ Nightlife, São Paulo/Brasil from 3bits on Vimeo.
Outra tendência apontada foi a simplificação, que inspira a criação de plataformas cada vez mais intuitivas e fáceis de serem manuseadas. Assim, uma boa interface deve levar um tempo curto para ser apreendida pelo usuário, ao mesmo tempo em que proporciona maior taxa de aprendizado. Logo, é essencial que seu funcionamento se dê de forma prática e rápida, possibilitando o maior tempo possível para aperfeiçoar a experiência do usuário. A Mesa das Emoções, desenvolvida pela 3 Bits para comemorar o aniversário de 80 anos do jornal Estado de Minas, foi um exemplo criativo de design interativo que possibilitou às pessoas conhecerem a história do jornal de maneira moderna e dinâmica.


Interactive Table - Mesa das Emoções from 3bits on Vimeo.
A localização é outro aspecto a ser considerado no desenvolvimento de interfaces, já que o objetivo principal é sempre alcançar o público pretendido com exatidão. Levando, assim, a mensagem até as pessoas certas. Nesse sentido, o case #doepalavras, que a 3Bits desenvolveu em parceria com a RC para o Instituto Mário Pena, demonstra como a localização do público favoreceu a transmissão da comunicação com eficiência.


#doepalavras from 3bits on Vimeo.
Por fim, a inteligência coletiva é mais uma importante tendência das mídias digitais. A concepção por trás do “unidos somos mais” demonstra como as pessoas estão interessadas em se envolver nos projetos umas das outras. O exemplo trazido pela 3Bits, o site ideeeias, propõe aos usuários compartilharem suas ideias de maneira simples e objetiva, e caso elas recebam apoio dos demais usuários podem até mesmo sair da gaveta.

Neste primeiro dia de TipCom, Herbert Rafael mostrou como o uso inteligente da tecnologia contribui para inovar ideias de Comunicação e trazer soluções para a necessidade das pessoas. E quem tende a ser mais beneficiado com essa dinâmica são os usuários, que cada vez mais têm acesso a interfaces que os possibilitam experiências únicas.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top