Estupro, Cocar e Cultura ao Corpo


O que poderia ser visto com um “pequeno erro” ganhou alcance catastrófico nesses últimos dias. A loja de roupas Marisa disponibilizou para venda uma camiseta com os dizeres “great rapers tonight”, cuja tradução literal se parece com algo como “grandes estupradores hoje à noite”. 

Rapidamente a imagem da camiseta se espalhou pelas redes sociais acompanhada por piadas ou mesmo acusações à marca. Em nota, Marisa afirmou que foi um erro de grafia e que determinou, além da retirada do produto de todas as suas lojas, também a oportunidade de troca ou reembolso aos clientes que adquiriram a peça.


Relatos de deslizes envolvendo marcas de roupas não são tão incomuns quanto se parece. Em agosto deste ano a rede sueca de fast fashion H&M lançou uma coleção especial para os festivais de música da temporada chamado de “H&M Loves Music”. Na coleção, um cocar, adorno de penas usado por índios, foi comercializado como item fashion, o que gerou insatisfação e o argumento de que a marca, deste modo, desvalorizava e fazia uma paródia com a cultura indígena.


No início deste ano, outro caso foi motivo de revolta popular: a empresa Abercrombie & Fitch parou de fabricar roupas maiores que o tamanho “large”, a insatisfação aumentou com o pronunciamento do CEO da empresa, Mike Jeffries, que disse “Toda escola tem os adolescentes legais e populares, e os que não são tanto assim. E sinceramente, nós somos destes que queremos os bonitos, “cool”, que tem uma boa atitude e muitos amigos. Muita gente não serve em nossas roupas e não devem servir. Somos exclusivos? Com certeza!”.


Depois do ocorrido, começaram campanhas para distribuir roupas da marca para moradores de rua, o movimento é conhecido no Brasil como Abercrombie Popular e é uma forma de protesto ao posicionamento da marca.

Agora só nos resta pensar em como um erro, um mal entendido ou simplesmente uma decisão ridícula e preconceituosa tomada pode influenciar na visão que o público terá da marca dali em diante. Estar atento a cada detalhe faz parte da fórmula para o sucesso e aceitação da empresa no mercado.

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