Minas Trend Preview apresenta as tendências do Verão 2015


Através do “Fórum de inspirações” o evento mineiro traz aquilo que o mercado vai seguir na estação mais quente de 2015. 

Por Nathália Tameirão e Virgínia Badaró

Nesta última quinta feira, dia 10, o Minas Trend Preview, evento de moda mineiro que acontece uma vez por semestre, ofereceu uma palestra para apresentar as tendências do verão 2015. Este “Fórum de Inspirações” foi apresentado por Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da Assintecal, e nele foram mostrados três conceitos-chave diferentes, abrangendo públicos variados, que irão compor a moda da estação e os quais as grandes empresas do ramo vão tender a seguir.
O Novo Mundo, das cidades, da vida urbana, da modernidade e das novas tecnologias, é a principal inspiração do Conceito 03, que estará menos presente no verão 2015, mas aparecerá de forma marcante. A confusão, o caos da cidade, sua poluição, mistura de ruídos, cores e cheiros, passa a ser vista de uma forma mais “poética” através da arte urbana, graffiti, ou outras intervenções, e isso é aproveitado pela moda. As estampas e ilustrações passam a seguir essa arte, que trabalha com cores marcantes, formas simples e a praticidade que o morador das grandes cidades busca.
O contraste entre a natureza e a paisagem das cidades, e a forma como ele é retratado pelos artistas, também ganha destaque, principalmente na questão das cores e estampas. O verde sobre o cinza é uma combinação que será muito utilizada.
Além disso, os emaranhados, a confusão de fios e movimentos nas cidades, também serão muito aproveitados, principalmente nos acessórios, mas também nas roupas, trazendo a idéia de volume e bidimensionalidade.  
A simplicidade será a palavra chave desse conceito, já que é isso que o morador dos grandes centros urbanos procura. Ter uma forma de escapar do caos da cidade, da poluição que vem de todas as partes, estando, ao mesmo tempo, ligado a cidade, é o desejo de quem segue esse conceito.
Logo depois, foi apresentado o Conceito 02, intitulado Sol da liberdade. Esse conceito se fará um pouco mais presente que o conceito 03, representando cerca de 30% do mercado da moda no verão 2015. O hedonismo das cidades praianas, a vegetação tropical, as cores do pôr do sol e a arquitetura das favelas são grandes inspirações para as tendências trazidas pelo conceito, que foca na leveza e no doce balanço do mar dos balneários.
Neste conceito podemos ver bastante a cara do litoral brasileiro, principalmente do Rio de Janeiro, onde se é cercado pela natureza e por corpos modelados e bronzeados. A questão do exotismo nas estampas e formas, tendo geralmente o preto como cor de base, será muito aproveitada, assim como o trabalho com a pele, que durante a estação, fica muito a mostra e recebe muita atenção. Os acessórios terão um visual mais “clean” para contrastar com as máxis estampas das roupas.
Os cintilantes também vão estar em alta, fazendo os acessórios e roupas ganharem um banho de dourado, representando a famosa “golden hour”, hora dourada, que ocorre quando o sol está se pondo e a qual os frequentadores dessas cidades paradisíacas estão muito familiarizados. A confusão dos aglomerados, como a Rocinha e o Vidigal, também serão muito aproveitados nos bordados e para criar volume nas peças.
O verão 2015 trará o frescor e a beleza dos paraísos tropicais ao abusar dos dourados, azuis verdejantes, laranja e marrom, presentes constantemente na vida do morador da cidade praiana que “mora onde os outros passam férias”.
Os caminhos dessa estação, em geral, irão trabalhar bastante com a questão da brasilidade em sua totalidade, porém, o Conceito 01, denominado Terra Adorada, irá trazer a identidade nacional brasileira com mais força, ganhando assim mais destaque em suas tendências. Nele poderemos sentir a simplicidade, alegria e hospitalidade do povo brasileiro, transmitindo elementos da alma popular.
A simplicidade, o humor espontâneo, a arte feita à mão, as placas, interioranas e as formas simples, serão muito utilizadas nesse conceito, pois traduzem um pouco da alma, e do que é ser brasileiro. A questão da transformação e do movimento pelo “Jeitinho Brasileiro” também estará muito presente, assim como a inspiração pelas torcidas, o que causa o uso de elementos característicos, como símbolos e bandeiras.
Os desgastes, os craquelados espontâneos, a sobreposição e a mistura de duas cores, geralmente o branco, neutralizador, com cores mais fortes, também se fará muito presente. Os ventilados e vazados mais ornamentados, também serão muito utilizados nos acessórios e até mesmo para criar estampas.  Nesse conceito busca-se muito trazer a simplicidade do povo brasileiro, o que é genuinamente daqui.
Através do uso intenso do contraste de cores, do grafismo dos letreiros interioranos, da pintura manual dos caminhões e da mistura intensa de tipografias, cores e números, poderemos inspirar e despertar sentidos do indivíduo do conceito 01, comum na maioria das cidades brasileiras.
A partir disso tudo que foi apresentado, uma das impressões que fica mais fortemente marcada é a de que a palavra chave do verão 2015 será “diversidade”. Em um país tão grande e de culturas, tradições e costumes tão variados, não é de se assustar que a moda siga esse caminho. No Brasil ela vai atender aos mais diferentes tipos de públicos, com tendências que vão do cosmopolita, que vive nas grandes cidades; ao natural e exótico, presente nas paisagens e na gente bonita da terra adorada; e também à raiz do “ser brasileiro”. O país está em alta, se destacando também no cenário internacional, com toda sua exuberância exaltada pelos turistas. Portanto, os conceitos exibidos no Fórum de Inspirações vieram reforçar a retomada do nacionalismo, trazendo a alegria, a diversificação e principalmente a simplicidade do povo brasileiro.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top