O inverno pede passagem nas passarelas mineiras


Por Lucas Bastos Rocha
Fotos: Ze Takahashi/Agência Fotosite


Nessa segunda (07), Belo Horizonte sediou a décima terceira edição do Minas Trend Preview no Expominas e a Cria não podia deixar de conferir as novidades para o Inverno 2014. Ao todo 16 marcas levaram para as passarelas suas coleções de roupas e acessórios, isso sem falar no desfile da festa de lançamento que reforçou o tema de Parceria da edição, trazendo looks montados com mais de um estilista.



Em evento fechado para imprensa e convidados, o MTP trouxe à passarela 41 looks montados pelos stylists Davi Leite, João Paulo Durão e Mariana Sucupira que apresentaram uma coleção voltada para o preto e todas suas tonalidades. Tal proposta já anunciava o que estava por vir nos outros desfiles, até mesmo pelas possibilidades que o preto oferece nas combinações diárias. Todas as peças são das marcas participantes do salão de negócios. 


Fabiana Milazzo mostrou na passarela o movimento Art Noveau com modelos bem fluidos e bastante bordados principalmente em cima do tule. A paleta de cores veio focada no preto, vinho, verde escuro e vanilla. Destaque para o contraste que os moletons bordados deram ao estilo clássico que era desfilado, reforçando a prioridade do conforto nas roupas. 


Querido pelos mineiros, o estilista Victor Dzenk não desapontou com sua coleção para o próximo inverno. Com inspiração na cultura árabe, a coleção aposta nas cores fortes como terracota, amadeirados, vermelho e preto, estampas com mosaicos e uma inovação para marca que apresentou vestidos mais curtos de coquetel. 


Com o tecido de malha sendo carro chefe da coleção, a Plural apresentou uma moda bem esportiva e pronta pra ir para as ruas. Com modelos amplos, os moletons, neoprenes e malhas construíram uma coleção bem acertada no sentido de agradar um público que quer não só conforto, mas elegância para as ocasiões. Isso pode ser visto pela acertada mistura entre malhas costuradas com couro. Ainda, as estampas gráficas de ursos e veados são o toque divertido para essa coleção inspirada no Parque Nacional Yosemit. As cores de destaque foram o off white, mostarda, azul royal, além dos preto queridinho da estação. 


O preto e branco ditaram a coleção “Textura geométrica”da E.Store com muita elegância. Os tecidos usados com destaque para o tweed, vinil e seda gritavam glamour para essas futuras consumidoras mais urbanas e chiques. A modernidade dos looks ficou por conta da mistura de texturas do liso para o relevo e modelagens variadas. 


Em clima de festa, a Vivaz apresentou seu inverno com desfile na fábrica da marca localizada no bairro Calafate em BH. Os 15 anos da marca foram traduzidos em looks de modelagem lânguida, bordados em tiras ou correntes construídas em cima dos modelitos e os decotes em V posicionados valorizando a feminilidade. As cores escolhidas pelas estilistas foram cinza ônix, vermelho, rubi, ametista e azul safira. 


O grunge dos anos 90 é inspiração na coleção de inverno de Aurea Prates, o mix de tecidos e texturas, os xadrezes, cores mais escuras e as estampas lavadas foram responsáveis pra ilustração do estilo. Os comprimentos mídis aparecem com ainda mais força e ajudam na brincadeira de se amarrar casacos de tweed na cintura. Importante comentar sobre os delicados bordados e as flores em relevo com ar romântico e feminino. 


Um dos mais aguardados do segundo dia, o desfile do Apartamento 03 levou pra passarela do Expominas roupas inspiradas em lembranças de uma tia avó do estilista e a referências do trabalho da fotógrafa Lillian Bassman. As peças com comprimentos mídi e seu ar mais sério foram contrastadas com as transparentes e bordadas, chamando atenção principalmente pelo trabalho artesanal de crochê do lado inverso do tecido e no outro os toques bordados. Seguindo a tendência, o P&B recebeu a companhia do turquesa na coleção. 


Talvez uma das coleções mais coloridas da edição, a GIG se divertiu trazendo a vibe dos anos 80 pro seu inverno 2014. Os tricôs ganharam desenhos contrastantes e vivos, vez geométricos, vez sem forma definida chegando a uma pegada quase psicodélica. Ombros marcados, vestidos curtos, mídi, calça, macacão, decotados, comportados, modelagem ampla ou justa a GIG vai agradar todos os gostos. As cores escolhidas foram o preto, azul marinho, rosa, azul céu e o amarelo pastel. 


A John John chega ao Minas Trend Preview pela primeira vez e traz suas apostas pra moda jovem no inverno 2014. A coleção despretensiosa está bem antenada com o sucesso dos festivais de música e a pegada rock. No vestuário feminino o curto e as blusas mais soltas aparecem predominantemente, inclusive trazendo misturas despretensiosas como saia bordada e camisa xadrez. O masculino não empolga tanto, tendo em vista que apresenta o básico, os famosos bonés da marca, camisas amarradas na cintura e uma pegada mais casual e esportiva do que rock. A paleta basicamente anda pelos tons terrosos, avermelhados e o animal print. 


Rosa, blush e preto são as cores usadas no desfile da LLAS e que tirou alguns suspiros dos presentes na plateia. O toque delicado na forma de fazer o comprimento mídi com o tule e os bordados de flores em linha foram predominantes e bem acertados. Os ombros bem marcados deram elegância mesmo aos modelos mais fluídos. 


Ammis trouxe um inverno sexy com a habilidade de usar o couro nas peças. Em transversais, com rendas ou com uso dos ilhoses, a mulher que vai usar essas peças tem um ar sedutor naturalmente ou o faz presente. O mídi e o curto aparecem reforçando ser o comprimento da estação. Cinza, vinho, marinho e preto foram uma das cores eleitas pela marca. 


A coleção Chinatown da Jardin trouxe estampas orientais e diferentes tons de vinho para contrastar ao P&B já estabelecido nas passarelas. As formas fluidas dividiram espaço junto aos looks mais ajustados ao corpo, como as calças de couro matelassado muito elogiadas na plateia. Além do couro, o tweed e o tricô foram eleitos pela estilista Bhárbara Renault. 


Último a desfilar no Minas Trend, o mineiro Lucas Magalhães trouxe seu inverno inspirado nas manifestações e nos indígenas brasileiros. Conhecido pelo trabalho mais moderno, as estampas trazendo pássaros dentro de um fundo inspirado nas pinturas corporais foi bem acertado e visto pelo público. Os comprimentos mais longos e fluidos junto à variação com tecidos leves, bordados e estampas florais metalizadas deixou o streetwear mais sofisticado. As cores eleitas foram jenipapo, urucum e algodão.

Ainda sobre os desfiles, podemos esperar uma beleza ainda mais simples com bocas no tom da pele, olhos bem marcados e iluminador sem restrição pra levantar o olhar ainda mais e bochechas marcadas. Nos pés o mais visto foram os saltos mais pesados e altos, seja na plataforma ou no formato quadrado. Enquanto os acessórios, apesar de mais enxutos em relação aos maxi colares, ainda mantêm o design mais pesado, o mesmo para pulseiras. 

Seguindo o calendário da moda brasileira, vem por aí o São Paulo Fashion Week que será realizado entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro e o Fashion Rio nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro no Píer Mauá.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top