Será o início do fim do Facebook?


É um ciclo que se repete continuamente. Vimos ao longo dos anos que muitas redes sociais chegam ao ápice, mas também declinam em um determinado momento, passando a concentrar um insignificante número de usuários. Foi assim com Orkut, Fotolog e MySpace, mas aposto que você nem sequer vislumbra quando isso pode vir a acontecer com o Facebook, certo?! Pois saiba que o gigante das mídias sociais começou a demonstrar os primeiros sintomas de alerta. 

Apenas no primeiro semestre deste ano, 11 milhões de pessoas excluíram seus perfis do Facebook. É uma quantidade impressionante, mesmo se pensarmos que a rede social alcançou recentemente a marca de 1 bilhão de usuários. Mas o que motivou essa galera a sair da mídia social mais estável e popular da atualidade?



Segundo um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, os motivos dessa exclusão em massa são diversos, dentre eles:

Preocupação com a privacidade (48,3 %)

Depois que Edward Snowden delatou as operações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), que utilizavam inclusive o Facebook para obter informações privilegiadas dos cidadãos, muitas pessoas se sentiram inseguras para continuar mantendo dados de suas vidas privadas na rede.




Insatisfação geral com a rede (13,5 %)

A recente alteração nos Termos de Serviço da rede social deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. A partir de agora, somos nós que devemos dizer que não queremos que nossas fotos sejam utilizadas para fins publicitários. Além disso, a ferramenta de reconhecimento facial automático também é outra forma de invasão de privacidade que deixou muitos usuários irritados.

Diálogos sem conteúdo (12,6 %)

Por mais que você marque que não quer as atualizações de certas pessoas aparecendo na sua timeline, sempre haverá alguém utilizando o Facebook como diário, publicando informações que ninguém está interessado em saber. Ou ainda, aqueles que confundem a rede social com o consultório psicológico, desabafando sobre coisas que ninguém é obrigado a entender. É, eu realmente entendo esses 12,6% de pessoas que saíram do Face.

Preocupação com o vício do Facebook (6%)

Somos capazes de passar horas e horas acompanhando os acontecimentos na timeline, mas pelo visto alguns de nós já perceberam esse sinal de desequilíbrio e optaram pela solução mais rígida.

Outros motivos (19,6 %)

O motivo mais apontado aqui foi a perda de interesse. Chegará um dia em que deveremos admitir: uma hora o Facebook vai perder a graça.

Concluindo, de todas as causas apresentadas, a preocupação com a privacidade foi a principal razão da maioria das pessoas que abandonaram a rede social, o que foi agravado pelo escândalo de espionagem do caso Snowden. Ou seja, o Facebook está muito condicionado a fatores externos, e do dia para a noite pode ter sua popularidade afetada de forma imprevista.
Mas calma, sabemos que a rede social não cair vai em desuso na semana que vem, mas são situações como essa exclusão em massa que devem ser observadas, pois elas apontam falhas e tendências. Só espero que Zuckerberg se reúna com sua equipe pra discutir esses Termos de Serviço invasivos, simplesmente porque nós usuários queremos estar online no Facebook por muitos anos ainda.





0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top