Fan page vs. Site institucional


Sou daquelas pessoas que odeeeeeeeiam quando procuram algum lugar, serviço, produto no Google e não acham um site com conteúdo relevante para me situar. Na era digital, sempre achei imprescindível que qualquer marca estivesse no mundo virtual através de uma páginazinha que fosse, com suas principais informações como telefone, endereço, uma breve história e/ou explicação, além de sua própria identidade e outros detalhes.

 Eis que chega o Facebook e oferece uma alternativa mais simples e barata - não requer programação néé, “qualquer” sobrinho do seu vizinho dá conta de criar uma fan page relativamente bacana - com um diferencial: completamente interativa. As fan pages mudaram muito o cenário das marcas no mundo online e há quem diga que são a sentença de morte dos sites institucionais. É aí que aparece a pulga atrás da minha orelha. Não consigo imaginar um “matando” o outro. O Facebook é tão poderoso assim? 

Contra todo o meu ceticismo sobre o poder da rede social ser assim, tão exterminador, encontrei um estudo - que não é tão recente - que me assustou bastante. O Wave - que inclusive é um baita material para quem curte social media - é um estudo realizado pela Universal Mccann sobre as redes sociais e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Em sua sexta edição publicada em 2012, os números mostram uma queda no acesso de sites convencionais de empresas ao contrário do aumento no acesso de redes sociais para a busca de informações.




Esses dados me chocaram! Eu, como consumidora e ‘internauta’ nunca superestimei as fan pages, apesar de utilizá-las como uma extensão das informações dos sites institucionais e como canal de relacionamento. Acho que já sou da ‘moda antiga’ e curto muito um bom site. Acredito na força das páginas do Facebook, acho que têm um grande papel na humanização da marca e sobretudo na aproximação direta do consumidor. Mas, não acredito que elas substituam os sites institucionais em todos os sentidos. Além disso, um outro aspecto me incomoda: já percebeu que todo layout de fan page é igual?? Cadê a individualidade, a criatividade em layouts maravilhosos das marcas? Se perdem na estrutura fixa das fan pages - o que é essencial para o próprio conceito de fan page do Facebook.

Mas vejam, não sou contra as fan pages!! Na verdade, considero uma ferramenta essencial para praticamente todo tipo de negócio atualmente. Mas, sobretudo, acredito que sites com perfil bem institucional e informativo, aliados a boas fan pages de relacionamento são a melhor saída. A combinação une todos os pontos que um negócio precisa para contemplar para estar bem posicionado na rede, além de agradar a gregos e troianos, jovens descolados e pessoas ‘à moda antiga’!

Pensando nisso, vejo alguns pontos positivos e negativos das fan pages e dos sites como canais institucionais de empresas. O que vocês acham?

Fan Pages 

Positivos:
Interatividade;
Maior alcance ao público da marca;
Estrutura fixa e conhecida pelos consumidores.

Negativos:
Pode passar a impressão de pouca credibilidade; 
Estrutura muito fixa, permite pouca identidade da marca;
Pode passar uma imagem ruim da marca (caso haja alguma crise ocorrendo, comentários negativos, etc). 


Sites 

Positivos: 
É a cara da marca, traz sua identidade; 
Credibilidade; 
Permite grande adequação aos diversos conteúdos que a marca queira expor. 

Negativos: 
Pouca interatividade; 
Pode ser um ambiente cansativo, não atraente; 
Pode se tornar desnecessário na visão do consumidor.


2 comentários:

ARM disse...

Na prática eu tenho visto uma tendência forte no uso de fan pages em substituição às páginas institucionais, vide a PopCorn (http://popcorn.com.br/) uma das maiores agências de comunicação de MG, mas pessoalmente acredito que não seja o caminho ideal.

Facebook é uma plataforma de terceiros e além do que já foi dito em relação à reforço e valorização da marca, não me parece sensato "plantar toda a sua horta em terreno alheio".

Vejo a página institucional como um complemento ao Facebook. Além do mais, há uma oportunidade aí: como o famoso sobrinho é capaz de construir uma fan page, a página institucional se torna mais um importante traço de credibilidade para a organização que a possui, se tornando um diferencial considerável.

ARM disse...

E parabéns pelo artigo e o excelente estudo da Wave. Está sendo vorazmente devorado nesse instante.

 
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