O marketing das cidades

     
Turismo sempre foi um grande ponto de arrecadação financeira para os países que investiam em sua imagem para o exterior. Apesar de isso ja ser de conhecimento popular a inovação vem tomando conta desse seguimento. 

O departamento de marketing das prefeituras municipais e empresas de turismo vêm mudando seu modo de divulgar as atrações que estão presentes na cidade, sendo com a utilização de atores famosos, técninas já bem estabelecida na produção publicitária, ou com as novas maneiras de fazer publicidade, que são aliadas a internet, QR codes entre outros.

Essa mudança percebida pode ser exemplificada com as propagandas lançadas pelos governos dos paises e prefeituras ao longo de 2012 e 2013. Primeiramente com o uma empresa de viagens britânica utilizando seu maior ícone literário, James Bond, e seus intérpretes mais famosos para mostrar o que era ser um bom britânico.


Depois foi a vez de Portugual levar sua história para o mundo através da técnologia do QR code escondida nas pedras da calçada da Rua do Chiado e depois levadas para Barcelona a fim de aumentar a divulgação para turistas, enquanto a Nova Zelândia apostou em suas belezas naturais utilizadas na obra de Tolkien e remetendo as terras médias.



Esse ano foi a vez do Equador e da Holanda se lançarem nesse mercado. O primeiro utilizou a banana, um dos mais fortes produtos exportados pelo país para divulgar suas belezas, utilizando novamente QR codes nos adesivos das bananas. Já a Holanda que entrou ultimamente na roda apostou pelo apelo Hipster do país, mostrando que as coisas que achamos legais agora pra eles já eram normais no dia a dia.



Seja engraçada, tecnológica ou história as propagandas bem produzidas de turismo estão tomando conta do mercado, pelo menos pelo que estamos percebendo, e trazendo um lado diferente para os possíveis consumidores. É uma tendencia bem vinda e que pode ter diversos desdobramentos interessantes, e como será que o Brasil pós-Copa entra nessa?


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top