Confira dicas de como usar o Facebook para sua empresa


Como criar visibilidade para empreendimentos através das redes sociais? Esse foi o tema da palestra ministrada pela especialista em Facebook Marketing, Pri Loredo, na última quarta-feira. Pri, que é também professora de Marketing Digital, apresentou soluções para empresas que desejam migrar para o ambiente digital ou até mesmo melhorar o relacionamento dos internautas com a página de sua marca. 


A palestra faz parte da 39ª Campanha de Popularização do
Teatro e da Dança e teve parceria do Tio Flávio Cultural
Segundo a especialista, a Internet é capaz de proporcionar inúmeros benefícios a um empreendimento: desde a prospecção de clientes à divulgação e consolidação da marca, mas, se utilizada de forma incorreta, pode se transformar em uma propaganda negativa contra seu negócio. Então, como utilizar as redes sociais de forma eficaz?






A dica é ser social. Isso porque as pessoas tem a necessidade de se relacionarem, de serem ouvidas, e as mídias sociais são um meio para que isso ocorra. Contudo, apenas estar presente nas redes sociais não é sinônimo de sociabilidade. “Mesmo estando na Internet, algumas empresas são extremamente antissociais porque não criam relacionamentos [com os leitores]” alerta Pri. Empresas que só falam sobre os seus produtos ou serviços esquecem do poder das relações, tornando-se chatas aos olhos dos consumidores. Assim, criar conversações com os leitores em torno de seu conteúdo é uma forma eficaz de engajamento. Seja convidando o consumidor para dar sua opinião ou expressar seus gostos, você estará criando uma relação mais próxima com seu público, colocando-o em destaque. E as pessoas adoram estar em evidência. O resultado são clientes engajados, que não apenas se tornam fiéis a sua marca, mas também a defendem e a recomendam a amigos. 

Facebook: Um poderoso aliado

O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, na qual 68% dos brasileiros que possuem acesso à internet tem conta. Assim, ele é uma ferramenta essencial para estar em contato com seu público. O primeiro passo é criar uma Fan Page, onde você definirá a personalidade da sua marca. Mas atenção, não crie um perfil para sua empresa, já que estes são utilizados apenas para contas pessoais. Além disso, perfis não contam com o serviço Facebook Insights , no qual o administrador da página pode ter acesso ao perfil de seu público e mesurar dados de suas postagens. 

Sua página mostra a personalidade de sua marca: cuide bem dela!
Após criado uma página, é necessário definir uma capa. “A capa é a fachada de sua empresa, cuide bem dela” explica a especialista. A logo também deverá ser escolhida com cuidado, pois ela acompanha cada postagem de sua marca, e, portanto entrará mais em contato com os consumidores. Pri também indica a instalação de aplicativos personalizados, que direcionem, por exemplo, às outras redes sociais da marca. Promover posts ou criar anúncios também são uma ótima forma de divulgação, já que permite que você segmente o público que deseja atingir.

                                                    O que fazer 

  • Utilize links encurtados: além de ser esteticamente mais agradável, te possibilita controlar quantas pessoas clicaram no link criado;
  • Utilize Call to Actions:  crie comandos simples e diretos que direcionem as ações dos usuários;
  • Converse com seus leitores: faça perguntas simples e fáceis de serem respondidas;
  • Produza conteúdos relevantes e exclusivos;
  • Trate seus fãs como VIP's: faça o seu leitor fazer parte de sua página;
  • Humanize sua marca: responda seus fãs um a um - seja por meio de comentário ou um simples "like".

O que não fazer X

  • Não publique uma postagem que contenha apenas uma mensagem ou apenas uma foto;
  • Não publique um link sem encurtá-lo;
  • Não publique uma mesma mensagem no Twitter e no Facebook: cada rede social tem suas particularidades, e o conteúdo deve ser adaptado para cada uma delas;
  • Não ignore as mensagens de seus leitores.
Confira a palestra completa de Pri Loredo aqui 

3 comentários:

Isabela Guimarães disse...

Parabéns, Isabela!
O post ficou muito bacana e atende bem aos empresários que tiverem acesso à matéria. Já vou repassar pros meus contatos que tem interesse.

Anônimo disse...

Muito bacana!!

Tenho facebook da minha loja mas já comecei errado: uso o perfil ao invés de uma fan page....

Ótimas dicas que vou passar a utilizar!!

Raphael Barra

Anônimo disse...

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