As pessoas odeiam propaganda?

Um ~pouco~ atrasada em relação às tecnologias online, descobri recentemente o aplicativo para navegadores chamado Ad Block Plus. Não deve ser novidade para muita gente, já que mais de 10 milhões de usuários usam o programa. Basicamente, consiste em um bloqueador de qualquer tipo de propaganda online, inclusive google e facebook ads além dos comerciais do youtube. Foi uma surpresa pra mim, porque nunca tinha pensado o quanto realmente temos propagandas nas redes sociais. Estamos o dia inteiro bombardeados e subordinados às marcas, que mal percebemos o quanto elas estão presentes. 

Em 2006, a empresa de pesquisa americana Forrester Research, realizou um estudo intitulado "Consumidores amam odiar a publicidade", no qual mostrava que os usuários detestavam propagandas e estavam realizando cada vez mais ações para evitá-las. Um dos dados utilizados mostrava que mais de 50% das famílias americanas usavam algum tipo de tecnologia para livrar-se dos anúncios. Por outro lado, a também agência americana de pesquisas virtuais ComScore realizou um estudo em 2012 que mostra um contínuo crescimento dos gastos em publicidade online nos próximos anos. 

Pesquisando mais sobre o aplicativo, e após ter instalado no meu computador, entendi melhor porque a ideia - e talvez a ilusão - de remover a publicidade atrai tanto às pessoas. O que realmente irrita os usuários não é a publicidade em si, mas sim a publicidade ruim, invasiva, forçada, exagerada e imposta. O próprio Ad Block pareceu perceber isso e, recentemente, criou novos filtros que buscam permitir "publicidade de qualidade" para o consumidor. 

"What is this about?

Starting with Adblock Plus 2.0 you can allow some of the advertising that is considered not annoying. By doing this you support websites that rely on advertising but choose to do it in a non-intrusive way. And you give these websites an advantage over their competition which encourages other websites to use non-intrusive advertising as well. In the long term the web will become a better place for everybody, not only Adblock Plus users. Without this feature we run the danger that increasing Adblock Plus usage will make small websites unsustainable."

Essa é a explicação que se encontra no site do aplicativo. A nova opção permite que o usuário escolha ver propagandas que não considera "chatas". Além disso, ao fazê-lo a equipe do Ad Block acredita que o consumidor apoia os sites que escolhem uma publicidade não invasiva e dá mais credibilidade a eles. Eles ainda acreditam que a longo prazo a web será um lugar melhor para todos, e não apenas para os usuários do app. E por fim, ainda reconhecem que sem esse filtro o aplicativo poderia ser prejudicial para pequenos sites que precisam da publicidade para existir.

É ou não uma ferramenta para pensarmos o futuro da mídia publicitária na web? É preciso perceber que os consumidores não são "bonecos" meramente moldados por propagandas enganosas, superficiais e "baratas". Vender é mais que dizer: compre. O conteúdo publicitário importa, e muito. E o público está cada vez mais exigente.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top