Marketing digital: é possível ganhar dinheiro com a internet?


O consagrado evento UAI SEO, que reúne anualmente profissionais e estudantes da área de Marketing Digital, chegou este ano a sua quarta edição. Em versão pocket, o evento contou com oito palestrantes, que apresentaram as últimas novidades do mercado nacional – e internacional – de SEO. E para não te deixar de fora, o CRIA Plano preparou um post especial sobre o assunto.

O UAISEO Pocket aconteceu dia 14 de dezembro, na Uni-BH

A prática de técnicas de SEO – Search Engine Optimization – começou em meados da década de noventa, com a criação dos primeiros sites. Assim, surgia a necessidade de melhorar o posicionamento dos mesmos nos mecanismos de busca, que ainda se restringiam aos populares Cadê?, Altavista e Yahoo. Contudo, tudo iria mudar em 1997 com a criação da Google, que inovou o mercado através da introdução do principio de Page Rank. Diferentemente dos outros mecanismos de busca, que ranqueavam as páginas segundo o número de vezes que a palavra chave buscada estava presente nos sites, a Google as ranqueava segundo a relevância do conteúdo apresentado. E desde então, o profissional de SEO se faz cada vez mais necessário no mercado.

Contudo, SEO é apenas uma faceta do Marketing Digital. A monetarização de sites, através da ferramenta Google Adsense, também é uma área bastante visada. Mas seria realmente possível ganhar dinheiro com a internet? Para responder a essa pergunta, o evento convidou Jonathan Taioba, o CEO da Summit, empresa especializada em empreendimentos digitais. Intitulada “Como ganhar seus primeiros cem mil dólares", a palestra - autobiográfica - deu dicas para quem deseja criar seu próprio site, e dele obter uma renda mensal fixa, paga em dólares pela gigante Google. Primeiramente, é necessário definir o foco do site. Este pode se aproveitar de um fato que está em voga atualmente, como a morte de uma celebridade, e é classificado como “hype”. Enquanto essa é uma boa forma de ganhar dinheiro rápido, Jonathan alerta para a instabilidade deste tipo de domínio, que é extremamente dependente do tráfego advindo da Google e pode se tornar obsoleto com facilidade. Outra alternativa é criar um site de micro nicho, ou seja, com um conteúdo bastante especializado: pneus de bicicleta, por exemplo. Assim, você evita concorrência e não necessita de atualizá-lo com tanta frequência. Porém, assim como o hype, este tipo de site é bastante dependente das buscas orgânicas da Google, tornando-o fraco e sem autoridade. Uma boa solução, segundo Jonathan, é criar um site que pertença a um nicho maior. Assim, ao apresentar um conteúdo abrangente e de qualidade sobre o assunto – como moda, por exemplo – o site torna-se referência naquela área, fidelizando leitores. Apesar da concorrência também ser alta, esse tipo de site possibilita que você diversifique sua fonte de tráfego, aumentando assim seu lucro com o domínio.

Pergunta faz referência a propriedade dos banners
 de identificar as últimas pesquisas na Google do 
usuário e apresentar um anúncio personalizado.

Após determinado a diretriz de seu site, é necessário definir o nicho. Mas como definir o tema a se tratar? Para auxilia-lo, a Google disponibiliza diversas ferramentas que elencam as palavras chaves mais procuradas em seu mecanismo de busca. A dica é utilizar o Google Trends, e analisar qual das palavras chaves que possui o maior volume de tráfego. Além disso, ela deve ser combinada com a tabela do Google Adwords, que disponibiliza quais são os temas dos anúncios em que o clique vale mais. Feito isso, basta escolher os formatos e tamanhos dos anúncios que deseja inserir em seu site, e posicioná-los em locais estratégicos, em que o leitor tem mais chance de visualizar, e consequentemente, clicar. Segundo Jonathan, a dica é investir na área antes da chamada “primeira dobra”, ou seja, antes do usuário utilizar a barra de rolagem. Assim, a cada clique que seu site receber, parte do dinheiro é destinado a Google e parte a você, proprietário do site. Assim que sua conta atingir o valor de cem dólares, o dinheiro é depositado em sua conta, convertido em reais.  

Gostou do tema e quer apostar na ideia? A dica é acompanhar o site Mestre SEO, referência na área de Marketing Digital, que apresenta diversos tutoriais gratuitos para quem quer ganhar dinheiro com monetarização de blogs e sites. 



0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top