O consagrado evento UAI SEO, que reúne
anualmente profissionais e estudantes da área de Marketing Digital, chegou este
ano a sua quarta edição. Em versão pocket,
o evento contou com oito palestrantes, que apresentaram as últimas novidades do
mercado nacional – e internacional – de SEO. E para não te deixar de fora, o
CRIA Plano preparou um post especial sobre o assunto.
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O UAISEO Pocket aconteceu dia 14 de dezembro, na Uni-BH |
A prática de técnicas de SEO –
Search Engine Optimization – começou em meados da década de noventa, com a
criação dos primeiros sites. Assim, surgia a necessidade de melhorar o
posicionamento dos mesmos nos mecanismos de busca, que ainda se restringiam aos
populares Cadê?, Altavista e Yahoo. Contudo, tudo iria mudar em 1997 com a
criação da Google, que inovou o mercado através da introdução do principio de
Page Rank. Diferentemente dos outros mecanismos de busca, que ranqueavam as
páginas segundo o número de vezes que a palavra chave buscada estava presente
nos sites, a Google as ranqueava segundo a relevância do conteúdo apresentado. E
desde então, o profissional de SEO se faz cada vez mais necessário no mercado.
Contudo, SEO é apenas uma faceta do
Marketing Digital. A monetarização de sites, através da ferramenta Google Adsense, também é uma área bastante visada. Mas seria realmente possível ganhar
dinheiro com a internet? Para responder a essa pergunta, o evento convidou Jonathan
Taioba, o CEO da Summit, empresa especializada em empreendimentos digitais. Intitulada
“Como ganhar seus primeiros cem mil dólares", a palestra - autobiográfica - deu dicas para quem
deseja criar seu próprio site, e dele obter uma renda mensal fixa, paga em dólares
pela gigante Google. Primeiramente, é necessário definir o foco do site. Este
pode se aproveitar de um fato que está em voga atualmente, como a morte de uma
celebridade, e é classificado como “hype”.
Enquanto essa é uma boa forma de ganhar dinheiro rápido, Jonathan alerta para a
instabilidade deste tipo de domínio, que é extremamente dependente do tráfego
advindo da Google e pode se tornar obsoleto com facilidade. Outra alternativa é
criar um site de micro nicho, ou
seja, com um conteúdo bastante especializado: pneus de bicicleta, por exemplo.
Assim, você evita concorrência e não necessita de atualizá-lo com tanta frequência.
Porém, assim como o hype, este tipo de site é bastante dependente das buscas orgânicas
da Google, tornando-o fraco e sem autoridade. Uma boa solução, segundo
Jonathan, é criar um site que pertença a um nicho maior. Assim, ao apresentar um conteúdo abrangente e de
qualidade sobre o assunto – como moda, por exemplo – o site torna-se referência
naquela área, fidelizando leitores. Apesar da concorrência também ser alta,
esse tipo de site possibilita que você diversifique sua fonte de tráfego, aumentando
assim seu lucro com o domínio.
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Pergunta faz referência a propriedade dos banners
de identificar as últimas pesquisas na Google do
usuário e apresentar um anúncio personalizado.
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Após determinado a diretriz de seu
site, é necessário definir o nicho. Mas como definir o tema a se tratar? Para
auxilia-lo, a Google disponibiliza diversas ferramentas que elencam as palavras
chaves mais procuradas em seu mecanismo de busca. A dica é utilizar o Google Trends, e analisar qual das palavras chaves que possui o maior volume de tráfego.
Além disso, ela deve ser combinada com a tabela do Google Adwords, que
disponibiliza quais são os temas dos anúncios em que o clique vale mais. Feito
isso, basta escolher os formatos e tamanhos dos anúncios que deseja inserir em
seu site, e posicioná-los em locais estratégicos, em que o leitor tem mais
chance de visualizar, e consequentemente, clicar. Segundo Jonathan, a dica é
investir na área antes da chamada “primeira dobra”, ou seja, antes do usuário utilizar
a barra de rolagem. Assim, a cada clique que seu site
receber, parte do dinheiro é destinado a Google e parte a você, proprietário do
site. Assim que sua conta atingir o valor de cem dólares, o dinheiro é
depositado em sua conta, convertido em reais.
Gostou do tema e quer apostar na ideia? A dica é acompanhar o site
Mestre SEO, referência na área de Marketing Digital, que apresenta diversos
tutoriais gratuitos para quem quer ganhar dinheiro com monetarização de blogs e
sites.
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