Regras e Exceções

Claro que quando estamos falando do somatório satisfação do cliente + nosso trabalho + dinheiro de muita gente envolvida, falar em erro, em improviso ou em qualquer coisa do tipo é uma heresia. Principalmente se quem está falando são os futuros profissionais de comunicação a quem será confiado o planejamento que deve garantir que tudo dê certo.

Mas sejamos honestos. Por mais que se planeje, sempre há chances de sair alguma coisa fora do script. Dessa forma, a função do planejamento vai além de evitar esses imprevistos. Ela inclui, também, o planejamento para lidar com o que é contingente.
Em muitos casos, uma decisão tomada em dez minutos, no calor do desespero pode gerar um sucesso muito maior que aquilo que foi planejado durante dois meses. Um mestre de cerimônias que fica rouco do nada, uma queda de energia, uma chuva fora de hora... Tudo isso pode acontecer aos 45’ do segundo tempo e alterar as condições ideais previstas em plano radicalmente.

E o que pode ser feito, então, para proteger o cliente e garantir que todo o investimento que ele teve em comunicação não será engolido pelo monstro do acaso? Porque por mais que devoluções de dinheiro sejam previstas em contrato, o prejuízo causado por uma comunicação mal feita é da ordem do simbólico e dificilmente reparado com dinheiro.

Então, talvez, a melhor forma de um cliente ter a certeza de que seu negócio estará bem protegido é escolhendo profissionais de comunicação que sejam mais que executores. Que sejam capazes de fazer mais do que aplicar as metodologias que aprendeu na faculdade na hora de elaborar um plano. Que tenham inteligência rápida e ousadia e que sejam capazes de pensar em soluções que subvertam aquilo que é via de regra para um planejador. Quem tem repertório a consegue adaptar as boas idéias que já viu darem certo e aplicá-las nas suas situações de risco.
Deixar a comunicação à revelia não é, nem de longe uma boa idéia. O planejamento é a regra que ajuda a transformar problema em exceção.

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

O planejamento antecipa possíveis falhas, mas algumas podem ocorrer mesmo assim e este pensar estratégico na hora de executar a decisão acredito que seja um dos diferencias do RP.

MATEUS

Gilceana Soares Moreira Galerani, disse...

Difícil uma ação sem ocorrência de imprevistos, por mais planejada que tenha sido. Por isso, acho interessante colocar um item em todo texto de planejamento: riscos e dificuldades. Desse jeito a gente se obriga a pensar na possibilidade da falha e já antecipa uma providência no caso do desespero.

Mesmo assim, um probleminha ou outro é provável que ainda aconteça. Nesse caso, um bom profissional saberá a melhor forma de tratá-lo, nem que a melhor forma seja encarar com naturalidade um problema e, simplesmente, pedir desculpas por não conseguir solucioná-lo após todas as tentativas!

Gilceana

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top