Dez anos de alegria


Há 10 anos nascia o Hopi Hari... E garanto que muitos já tiveram a oportunidade de se divertir nesse complexo que atrai tanto crianças, como adultos... O parque temático localizado na cidade de Vinhedo (Região Metropolitana de Campinas), ao lado do parque aquático Wet 'n Wild na Rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo, tem 760 mil m² e é considerado o maior parque de diversão da América Latina. Geralmente, quem vai no Hopi Hari acaba aproveitando para dar uma nadada no parque aquático do lado.

Pesquisando um pouco da história do parque, descobri que foi inaugurado no dia 28 de novembro de 1999 (ainda dá tempo de ir para a festa de 10 anos). O Hopi Hari foi projetado e construído pela International Theme Park Services, Inc., empresa norte-americana que baseou o projeto do parque no Paramount King’s Island, um parque temático localizado no estado de Ohio. Originalmente, o parque iria se chamar “Playcenter Great Adventure”, como o próprio nome já demonstra, o investimento pertencia ao Grupo Playcenter, mas devido a crise pela qual o Brasil passava na década de 1990 (e não é que já existia crise...), este se viu obrigado a vendê-lo ainda em construção, por consequências da redução de visitantes no Playcenter. A empresa GP Investimentos assumiu as obras, onde o projeto do parque sofreu várias alterações, inclusive no nome que foi mudado para "Hopi Hari".

O parque é um país fictício - seus funcionários são os habitantes (hópius e hópias) - com "Presidente", capital, idioma próprio, entre outras características. Quem já conhece, sabe bem do que estou falando...Devido as dívidas do parque, em junho de 2009, o grupo GP Investimentos vendeu o parque por um valor símbólico ao grupo HH II PT S/A. O Hopi Hari é dividido em 5 regiões: Kaminda Mundi, Infantasia, Mistieri, Aribabiba e Wild west. Cada região tem suas características próprias.

Em Kaminda Mundi encontram-se atrações como: La Tour Eiffel, uma torre de queda livre de 69 metros. Já em Mistieri se encontram duas montanhas russas: A Montezum, que é a maior montanha-russa de madeira da América Latina, com 1030 metros de extensão e velocidade de 103 km/h, e a Vurang, que fica dentro de uma pirâmide, no escuro, onde os carros ficam girando em torno do próprio eixo. Em Infantasia pode-se encontrar atrações como: Kastel di Lendas, onde são contadas algumas das histórias folclóricas do Brasil, Giranda-Pokotó que é o carrossel, entre outros. Essa área do parque é tematizada com os personagens da Vila Sésamo. Aribabiba é capital do país fictício cujo nome quer dizer viva-a-vida com alegria. Nessa região encontram-se: O Hadikali (Skycoaster), O Vambatê (carros de Bate-Bate), entre outras. Finalmente, Wild West é uma área tematizada como o Velho Oeste americano. Possui várias atrações, como: Crazy Wagon, Rio Bravo e Ghosti Hotel, além de shows e outras apresentações diárias.

E quando eu disse que o parque tem o seu próprio idioma, não estava brincando. Muitos dos "habitantes" do local conversam nessa língua, para tornar tudo mais divertido. O Hopês é um idioma simples desenvolvido para o parque Hopi Hari, com palavras de poucas flexôes, que são mistura de várias línguas (espanhol, francês, inglês, alemão e holandês, porém sua primeira impressão é que parece com o papiamento, uma língua crioula), lembrando bastante o português e soando de longe o esperanto. Não possui as letras Q, X, e Y. No parque está a venda o dicionário Hopês-Português da Editora Melhoramentos.

Algumas expressões mais usadas:

  • Tchauí Tchau Tchau - Tchau
  • Danki - Obrigado
  • Oiê - Oi
  • Kuanto ki tikitaki? - Que horas são?
  • Vendinovu - Volte Sempre
  • Click Click - Fotografia
  • Mi ké hangá! - Estou com fome
  • Bom bini - Bem-vindo
  • Tivi la - eu-fui
  • Aribabiba - Viva a vida com alegria!
  • Hopi hari - Muito riso e alegria.
  • Trocadeiro - Berçário
  • Entradakí - Entrada

Enfim, há 10 anos, quando a CRIA nascia, um parque sensacional foi planejado para simular um verdadeiro país da alegria. Quem não foi, vale a pena conferir!

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top