Congratulations Rio


Na última sexta-feira, o Brasil, bem como vários outros lugares, foram palco de uma enorme euforia. O motivo, só um: a América Latina, mais especificamente o Brasil, conquistava pela primeira vez na história os direitos do COI para a realização dos Jogos Olímpicos.


Na internet, instantaneamente, veículos jornalísticos de todo o mundo noticiavam a vitória brasileira, marcada por uma campanha de clara exploração emotiva e passional. Identificada com o povo brasileiro, o tom da campanha do Brasil para receber as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro foi inegavelmente envolvente, convincente, e bem executada. Os votos de “Congratulations Rio” que invadiram o Twitter na sexta-feira são a prova da simpatia do mundo pela causa brasileira.

Muito se discute sobre os benefícios que os Jogos trarão para o Brasil, sobre o quanto o governo Lula é merecedor desta conquista... mas o que quero evidenciar aqui é a maravilhosa campanha empreendida. Exaltando o espírito brasileiro, a beleza da capital carioca, a economia que sobreviveu à crise, os investimentos e os projetos, e investindo forte nas mídias sociais, o Comitê Olímpico Internacional, com toda sua seriedade, não conseguiu resistir ao conselho da Candidatura Rio 2016: “Viva sua Paixão”.

Como já disse, não quero discutir o porquê do Lula ter chorado na coletiva após a vitória, ou se o Brasil sairá ganhando ao final de toda essa odisséia. Quero dar os méritos à campanha extraordinária e irresistível do Comitê Olímpico Brasileiro. Ao Rio e de modo mais abrangente, ao Brasil, os meus parabéns. Ao Presidente Lula pelo excelente discurso em Copenhague (para desgosto dos que querem considerá-lo analfabeto), parabéns. E, finalmente a todos os envolvidos nesse complexo processo de convencer um criterioso e, até então, resistente COI... parabéns.

Muitos já devem ter visto o vídeo oficial da Candidatura do Rio, mas vale a pena rever:


E para aqueles que não conheceram o site, também vale a visita.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top