Criatividade é fundamental

O planejamento publicitário não só auxilia os criativos, como também minimiza as chances de problemas.Uma boa pesquisa é a principal arma para evitar comerciais polêmicos, que gerem discórdia ou uma imagem ruim para empresa. É tambem a arma mais poderosa para se solucionar um imprevisto, que, para um bom "planner" é sempre prevísivel, se não exatamente o que vai acontecer, mas que certamente alguma coisa vai acontecer.

Quanto mais inovadora for a publicidade, mais ela necessita de ser planejada, já que as distintas camadas sociais podem receber a mensagem de formas diversas. Recentemente vimos no Brasil uma situação neste sentido. O comercial das havaianas, que eu particularmente gostei muito, agradou os gregos, mas deixaram os troianos muito insatisfeitos



Sabendo, possivelmente por pesquisa, qual o público que gostou e qual rejeitou o reclame, a agência achou uma solução igualmente sensacional, criativa e mantendo a linha do comercial anterior.



Todavia, uma pesquisa mais apurada sobre na fase de planejamento poderia ter evitado esse transtorno, podendo prever que alguns tipos de público rejeitariam o comercial.

O importante aqui é entender como o casamento entre planejamento, bom gosto e criatividade é essencial para produzir comerciais inovadores, especialmente quando se quer inovar em um determinado seguimento. Nos EUA, onde os investimentos publicitários são astronômicos, um exemplo de como fazer um comercial totalmente inovador, criativo e de bom gosto.

O papel do planejamento seria, neste caso, entender o perfil do produto e da audiência, mostrando, por exemplo, que usar o imaginário infantil e a fantasia seria um atrativo, mostrando como atividades simples e repetitivas podem ser vistas por um prisma diferente. Eis aqui o belo resultado de um casamento feliz...



1 comentários:

Ocappuccino disse...

Sobre havaianas não houve tempo para realizar pesquisa, pois se não me engano foi na mesma semana que os dois comerciais passaram. E acredito que foi estratégia da Almap, ela que (re) construi a marca havaianas nao 'erraria' de forma tão infantil.

MATEUS

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top