Caiu na Rede!

Eles são gratuitos, customizáveis e muito, muito fáceis de utilizar. Com menos de 30 cliques você pode colocar um blog no ar e sair por aí proliferando idéias pela rede.


Em muitos casos eles funcionam como diários virtuais ou como espaço para pensamentos intimistas de quem simplesmente quer colocar suas idéias e compartilhá-las por aí. Para citar um exemplo, faço uma propaganda básica do outro blog onde eu escrevo: “O Placebo”.


O que tem acontecido com cada vez mais freqüência é estes espaços ganhares visibilidade e de hobbys ou espaços intimistas, se tornarem negócios. Como aconteceu com a publicitária Cris Guerra que começou a fotografar seu figurino cotidiano e virou hit na web com o blog “Hoje Vou Assim”, um exemplo metalingüístico do fenômeno da estetização. A mesma personagem ilustra também o fato de que a intimidade também pode ser manipulada e midiatizada (e disseminada pelo mundo, com menos de 30 cliques) com o sucesso do blog “Para Francisco”, onde Cris relata memórias do pai de seu filho que faleceu durante a gestação do bebê.


Em muitos casos, blogueiros vão se transformando em referência, criando uma nova classe de especialistas. Uma classe segmentada e muito diversificada de sujeitos especializados em todo o tipo de coisa e cujo processo de aquisição desses conhecimentos vão variar caso a caso. Para ficar com um exemplo pop, se o assunto é a vida das celebridades televisivas, Polly, Didi e Lelê, a trinca que mantém no ar o blog “Te Dou Um Dado?” são fontes seguras e de muita credibilidade.


Mas talvez o mais interessante caso de blog que agitou a cena midiática seja o projeto da Petrobras de colocar na rede a íntegra de todas as entrevistas que são dadas em seu nome. A idéia toca diretamente no ideário jornalístico e revoluciona a forma de escrever e publicar uma notícia (uma vez que o bastidor, antes oculto por editores, agora está à disposição de todos).


E eu não precisava nem ir tão longe para demonstrar como uma interface amigável pode fomentar o surgimento de espaços de conteúdo na internet. Bastaria apontar o próprio Cria Plano e os links que estão logo ali, à direita.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top