Guerrilha Política

Não estou falando de tiros em Bagdá, de grupos separatistas sanguinolentos nem de cartas com giletes e AIDS enviados para cientistas. Estou falando de Guerrilha, mas de outro tipo.

Para quem não viu, na semana passada, ministros das Ilhas Maldivas fizeram uma reunião debaixo d'água para mostrar como a terra deles vai ficar caso o aquecimento global não seja controlado e as calotas polares derretam. (não viu? Sério? Então clica aqui e lê!).

Fiquei muito encantada com a ação. O meio político costuma ser acusado de ser muito conservador quando o assunto é sua propaganda. O processo eleitoral brasileiro, por exemplo, costuma apresentar uma propaganda que, do ponto de vista estrutural, é sempre muito padronizada e semelhante. Em alguns casos, as estratégias de comunicação são até bem peculiares (como o interessante posicionamento do Leonardo Quintão, nas últimas eleições municipais de Belo Horizonte), mas a "carinha" das propagandas costumam ser a mesma.

No caso da eleição do Obama, nos Estados Unidos, o uso das redes sociais para campanha foi o ponto mais marcante (na minha opinião, tratado de um mod um tanto quanto simplificado em muitos casos, mas não vem ao caso) da capanha. Mas estamos falando de uma campanha. De um momento político específico, marcado pela competitividade.

No caso das Ilhas Maldivas não. Foi uma estratégia interessante, inteligente e que conseguiu uma repercissão - positiva - que se extendeu pelo mundo inteiro, levando uma mensagem ambientalmente correta.

É bom ver a Comunicação trabalhando a serviço desse tipo de coisa. É bom perceber que atores políticos fazem uso de estratégias de comunicação para fazer um bom trabalho e não só para manioular seus eleitores idiotas.

Queria que Adorno tivesse vivido para ver esta!

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top