Transmissões ao vivo pela web

A experiência de transmitir eventos ao vivo pela internet ainda está em processo de consolidação, mas começa a dar mostras de que essa será uma alternativa obrigatória para espetáculos de grande porte. A transmissão em tempo (quase) real de partidas de futebol assumiu um caráter pioneiro no processo, como no caso relatado a seguir.

A partida entre as seleções de Inglaterra e Ucrânia válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2010 seria de responsabilidade da empresa Setanta, mas com a falência da empresa, fez-se necessária a venda dos direitos de transmissão para outra emissora. Como as ofertas não foram satisfatórias (a Inglaterra já estava classificada), a federação ucraniana de futebol optou por uma forma inédita: transmissão exclusiva pela web. Para assistir a partida, os interessados (500mil) toparam pagar a quantia de até 13 euros, gerando a receita final de 1,5 milhões de euros, o que significa um recorde de arrecadação para uma partida transmitida ao vivo pela internet.

Apesar de pontual, a iniciativa reforça o potencial das novas mídias em difundir coberturas ao vivo, que só não se consolidou ainda por outro motivo: logística. Assim que a tecnologia avançar e a internet conseguir aperfeiçoar sua capacidade no ponto em que a transmissão seja como na TV, iniciaremos uma nova maneira de lidar com os eventos ao vivo, que inclui mobilidade e interatividade.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top