Novo logo da Vale lembra, e muito, o da calçados Vitelli.


novo logo da Vale do Rio Doce, que passou a se chamar apenas Vale, está tendo problemas por conta da semelhança com o logo da companhia de calçados Vitelli, situada na cidade de Franca, em São Paulo.

A diretora de comunicação institucional da Companhia Vale do Rio Doce, Olinta Cardoso, tentou explicar para o pessoal do Clubeonline sobre as semelhanças entre os logotipos da mineradora e da empresa de calçados.

De acordo com Olinta, a Vale trabalha com “símbolos universais” na composição da sua logomarca. “O símbolo, um triângulo virado, como uma letra ‘V’, é comum, assim como o nome ‘Vale’. Muitas empresas carregam esse nome. Muitas outras utilizam o símbolo”, admite a diretora. “Nós não procuramos por algo exclusivo, o ‘V’ é um sinal universal”, argumenta.

Segundo a executiva, o que diferencia a Vale não é o logotipo por si só, mas toda a personalidade da marca e o trabalho de gestão de branding desenvolvido. “O símbolo tem tudo a ver com a atitude da marca. A letra ‘V’, além de remeter à Vale, faz alusão ainda à ‘vitória’, ‘valor’, atributos que se identificam com a companhia”, justifica.

Olinta diz ainda que a logomarca traz um design global: lembra um coração verde-amarelo, para destacar a origem brasileira da companhia que tem atuação no mundo. “Além disso, o verde representa o setor de mineração, remete aos vales, e o amarelo, à riqueza. O desenho todo também faz referência à cava de mineração”, explica.

Por fim, a diretora conta que a parte superior da logomarca traz o símbolo do infinito, num sinal de que a Vale atua mirando o longuíssimo prazo, contando com pesquisas com foco no futuro.

Como a empresa de calçados Vitelli atua num segmento de mercado totalmente distinto do da Vale, não há impedimento legal para a utilização dos logotipos semelhantes.

E tudo isso por módicos US$ 50 milhões que serão investidos nos próximos quatro anos para alterar todos os logotipos e nomes da empresa ao redor do mundo.

Update: Conforme informado pelo Armando Fontes do blog designGráfico, a Vitelli acionará judicialmente a Vale. Inclusive ontem, dia 04/dez, a Vitelli Calçados completou 5 anos do pedido de registro da marca sob o número 825.079.721. O registro foi feito pela Vilage Marcas e Patentes.


Fonte: http://aletp.com/category/plagios/

3 comentários:

Luiza disse...

nossa, parece mto mesmo!!

PC disse...

muito mesmo... Mas nem tanto se repararmos bem. O infinito não existe no Vitelli.

Thiago Campos disse...

é gente copiando gente

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top