Marketing Pessoal

O marketing pessoal está se tornando uma necessidade vital na carreira de todo profissional liberal. Mas qual será o momento mais oportuno de iniciar este conjunto de ações voltadas para a promoção da imagem pessoal e profissional?

Sabemos que, hoje em dia, em função da grande competitividade profissional, médicos, advogados, engenheiros, dentistas, psicólogos e profissionais em geral, precisam construir seus próprios espaços profissionais. No entanto, quanto mais cedo este profissional começar a preparar seu marketing pessoal, melhores serão suas chances quando tiver concluído o curso.

Muitos estudantes pensam em continuar os estudos fazendo um mestrado ou pós-gradução, tendo em vista a necessidade de estar melhor qualificado para disputar o mercado de trabalho, quando na verdade precisariam mesmo era de um bom marketing pessoal.

Defendemos que todo estudante comece a desenvolver seu marketing pessoal, desde o início de seu curso universitário. Inicie fazendo um planejamento completo de sua futura carreira, especificando cada aspecto da mesma, definindo:


Objetivos pessoais, profissionais, financeiros;
Foco de mercado quem serão seus clientes, qual área específica gostaria de atuar;
Em que tipos de empresas gostaria de fazer estágio, e como pretende conseguir estes estágios;
Quem serão os professores (mentores), o qual buscará maior aproximação, experiência e apoio;
Qual o plano de estudo que desenvolverá visando se preparar melhor para disputar o mercado de trabalho;
Como procederá para construir uma imagem positiva junto a colegas de faculdade, professores e empresas vinculadas a sua área de atuação;
Como conseguirá uma maior exposição profissional.

Estas são apenas algumas das ações que precisará desenvolver ao longo de sua vida acadêmica. O fundamental é ter um plano e procurar desenvolvê-lo com o passar do tempo, adaptando-o às circunstâncias e oportunidades.

Utilize o estágio como um meio de conhecer as empresas de seu ramo, fazendo o possível para deixar sempre uma boa imagem profissional, pois poderá vir no futuro a disputar uma vaga já como profissional nestas empresas.

Também achamos fundamental o conhecimento do seu ramo com relação ao público alvo, às tendências futuras e aos movimentos passados. Este conhecimento poderá ser adquirido através de pesquisa junto a professores, internet, revistas especializadas, experiência nos estágios, etc.

A conclusão que chegamos é a seguinte: o marketing pessoal não é uma decisão de projeção de imagem que se toma num instante específico da carreira do profissional. Antes disso, é um conjunto de ações que se deve incorporar ao dia a dia de todo profissional, acrescentando esse procedimento à suas qualificações. Agindo assim, os profissionais poderão obter maiores resultados em sua profissão.

Achei super interessante isso! Galera pense nisso hein! Marketing Pessoal é o que há! hehehehe

O texto foi tirado do site www.algosobre.com.br
quem escreveu foi Ari Lima (jari_imaj@yahoo.com.br)

Beijos a todos que passam por aqui! =D

2 comentários:

Unknown disse...

Que legal, Renata!
Gostei muito

Parabéns pelo blog de vocês.

abraços

Luiza disse...

Tb gostei, Re!!
Ja ta na hora de pensar no nosso marketing pessoal entao neh!!
(o meu post seguinte tem tudo a ver com isso!!)
Obrigada pela visita, Jasper!
Volte sempre!
bjos

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top