Vende-se: emoções


O grande mundo da publicidade se torna cada vez mais diferenciado. As propagandas e campanhas não buscam mais oferecer um produto, vender uma marca ou promover um sonho, mas sim mostrar um sentimento. Elas querem e precisam se ligar emocionalmente aos públicos: as corporações colocam no mercado emoções. Se produtos vendem, emoções vendem ainda mais.

Uma das últimas ações liberadas, e que pode ser usada como exemplos, é a da Coca-Cola. Nada muito complicado: a proposta é, no final, agradecer as pessoas do seu dia a dia pelo seu nome próprio e não pela sua função, entregando-as garrafas de Coca personalizadas. Esse gesto, por mais simples que seja, abre um sorriso enorme no rosto do pessoal. O sorrio indica a felicidade. A Coca abre a felicidade. A ação se liga ao slogan e o sentimento é posto como produto. Afinal, a Coca é uma bebida ou uma felicidade?



Pegando esse exemplo, percebe-se o quão forte é esse tipo de publicidade. Porque ao vender algo que o consumidor sente, a identificação público-empresa é infinitamente maior. Quando isso acontece, tem-se uma parte importante de um processo chamado branding, que nada mais é do que o gerenciamento e construção de um produto ou marca de uma empresa. Um ponto central é quando a relação entre os dois lados de um processo comercial (cliente/empresa) se torna tão forte que a marca começa a valer cada vez mais. E é por isso que, ultimamente, vemos cada vez mais propagandas, campanhas e ações que mexem com esse lado mais sentimental.

A publicidade emocional, então, é uma ótima ferramenta para as corporações, que reafirmam sua hegemonia em determinados setores. Ligar-se sentimentalmente com seu público-alvo é algo que nem todas conseguem fazer e que traz um retorno grande para ambos os lados. Primeiro, a empresa tem seus lucros aumentados e renova a fidelidade do cliente. Segundo, o público se sente “amparado” pelo que ele compra. Afinal, pegando o mesmo exemplo acima, todo dia você pode encontrar a felicidade e abri-la. 

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top