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Nesse clima de despedida dessa rede social que todos já mexemos pakas, relembramos aqui alguns dos motivos pelo qual o querido Orkut não deu muito certo. 

O Orkut foi uma rede social muito marcante principalmente entre os brasileiros. Só aqui tiveram mais de 30 milhões de usuários, mudou a forma de nos relacionarmos e era uma plataforma ótima para se interagir. Porém, não no quesito marca e consumidor.



Ele não era muito prático para as empresas, pois se mantinha sem o auxílio de anunciantes, diferentemente do Facebook. Não era comum ver páginas oficiais das marcas, pois já eram criadas e administradas pelos próprios usuários.
Poucas delas conseguiram seu espaço no Orkut. Uma foi a Nestlé no Case Nescau 2.0. Em 2007, a empresa resolveu trocar o Nescau tradicional por uma nova fórmula que substituía a antiga. Uma consumidora e fã da marca decidiu criar uma comunidade no Orkut para reivindicar a mudança. Ela conseguiu muitos adeptos à sua campanha e os membros da comunidade discutiam bastante sobre o assunto. A partir disso, a Nestlé resolveu atender a demanda do consumidor e optar pelo produto na versão Tradicional e 2.0. Além disso, foram enviados e-mails para cada membro da comunidade notificando a ação.

Entretanto, não eram muitas marcas que conseguiam essa visibilidade. Algumas optavam pelo relacionamento com o cliente de forma não convencional, através de fakes, por exemplo, que faziam divulgações e coisas do gênero. Apenas no fim da rede social, em 2011, que perfis oficiais das marcas foram criados.

Ao observarmos esses e outros pontos percebemos que o Orkut foi uma plataforma importante, exemplo de aposta em um nicho de mercado com muito potencial e pouca exploração, mas não foi muito visionária. Além disso, não soube acompanhar a mudança comportamental do usuário.
No Facebook temos como principal diferencial a forte presença das marcas e o contato direto com o consumidor. Além disso, a empresa procura acompanhar o comportamento dos usuários e ter sob controle suas mudanças. Outro ponto é que o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, é conhecido por ser visionário e investiu em outras plataformas que acabaram por concorrer com o Facebook.

Nos despedimos desse antigo amigo com muita nostalgia e observando os erros dele como empreendimento. Isso nos faz pensar em como a Publicidade na internet e principalmente nas redes sociais está em constante mutação.
É, não tem jeito, tem que ser criativo e flexível mesmo pra permanecer no topo.

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