Quem disse que as grandes
empresas não escutam seus consumidores?
Em 2012 um caso curioso virou
noticia na internet: um jovem canadense pediu à empresa Samsung que lhe
enviassem um Samsung Galaxy III – o mais recente celular da marca . O pedido
foi feito pelo facebook da empresa, e trazia anexado o desenho de um
dragãozinho feito pelo rapaz. Na mensagem ele se dizia um grande fã da marca, e
que já possuía vários de seus produtos. A primeira resposta da empresa foi um desenho igualmente peculiar; um canguru andando de uni
ciclo. Porém, o caso teve grande repercussão na internet, e a Samsung acabou
por enviar um aparelho personalizado com o desenho feito pelo canadense - o único em todo o mundo.
Esse ano outros dois casos
parecidos foram noticiados. O primeiro deles é sobre uma garotinha britânica,
que enviou uma carta de reclamação para uma das maiores cadeias de
supermercados do Reino Unido, a Sainsbury. Na carta a garotinha alegava que o
pão tigre, um dos produtos oferecidos pela franquia, não deveria se chamar “pão
tigre”, mas sim "pão girafa". A carta não foi ignorada, a empresa enviou uma
resposta à altura: “Obrigado pela sua carta. Acho que mudar o nome do `pão
tigre´ é uma ideia brilhante – parece-se muito mais com as manchas das girafas
do que com as listas de um tigre, não é?”.
A partir daí a história tomou outras proporções. A mãe da garotinha
publicou a cartinha na internet, e vários outros consumidores decidiram apoiar
a causa pela mudança do nome. Os apelos foram atendidos e o nome passou a ser
“Pão Girafa”.
O segundo caso também envolve
uma criança. Dessa vez, um menino de 7 anos, Luka, enviou uma carta com um
pedido de desculpas para a LEGO. Na carta ele dizia ter economizado o dinheiro
de natal para comprar o Kit Ninjago, e que estava arrependido de ter
desobedecido a seu pai e de ter levado o brinquedo para o shopping – já que
acabou perdendo o boneco Jay enquanto brincava. Ele também pedia para que lhe
enviassem outro boneco, pois estava muito chateado com o ocorrido. A LEGO também lhe enviou uma carta, e junto a ela estavam Jay e seu arsenal completo
de armas. A resposta da empresa foi escrita de maneira bem descontraída, como se interpretassem um dos ninjas da linha Ninjago. No final o garoto recebeu seu presente, e a empresa
uma porção de consumidores que foram tocados pela história.
Podemos dizer que casos como
esses são grandes jogadas de marketing. Situações como essas conquistam os
consumidores, sugerindo-lhes a preocupação que a marca possui em agradar seus
clientes e cativar sua fidelidade. Daí surgem vários casos de amor.
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