Queridíssima empresa, envio-lhe esta carta...


     Quem disse que as grandes empresas não escutam seus consumidores?

     Em 2012 um caso curioso virou noticia na internet: um jovem canadense pediu à empresa Samsung que lhe enviassem um Samsung Galaxy III – o mais recente celular da marca . O pedido foi feito pelo facebook da empresa, e trazia anexado o desenho de um dragãozinho feito pelo rapaz. Na mensagem ele se dizia um grande fã da marca, e que já possuía vários de seus produtos. A primeira resposta da empresa foi um desenho igualmente peculiar; um canguru andando de uni ciclo. Porém, o caso teve grande repercussão na internet, e a Samsung acabou por enviar um aparelho personalizado com o desenho feito pelo canadense - o único em todo o mundo.



     Esse ano outros dois casos parecidos foram noticiados. O primeiro deles é sobre uma garotinha britânica, que enviou uma carta de reclamação para uma das maiores cadeias de supermercados do Reino Unido, a Sainsbury. Na carta a garotinha alegava que o pão tigre, um dos produtos oferecidos pela franquia, não deveria se chamar “pão tigre”, mas sim "pão girafa". A carta não foi ignorada, a empresa enviou uma resposta à altura: “Obrigado pela sua carta. Acho que mudar o nome do `pão tigre´ é uma ideia brilhante – parece-se muito mais com as manchas das girafas do que com as listas de um tigre, não é?”.  A partir daí a história tomou outras proporções. A mãe da garotinha publicou a cartinha na internet, e vários outros consumidores decidiram apoiar a causa pela mudança do nome. Os apelos foram atendidos e o nome passou a ser “Pão Girafa”.




     O segundo caso também envolve uma criança. Dessa vez, um menino de 7 anos, Luka, enviou uma carta com um pedido de desculpas para a LEGO. Na carta ele dizia ter economizado o dinheiro de natal para comprar o Kit Ninjago, e que estava arrependido de ter desobedecido a seu pai e de ter levado o brinquedo para o shopping – já que acabou perdendo o boneco Jay enquanto brincava. Ele também pedia para que lhe enviassem outro boneco, pois estava muito chateado com o ocorrido. A LEGO também lhe enviou uma carta, e junto a ela estavam Jay e seu arsenal completo de armas. A resposta da empresa foi escrita de maneira bem descontraída, como se interpretassem um dos ninjas da linha Ninjago. No final  o garoto recebeu seu presente, e a empresa uma porção de consumidores que foram tocados pela história.


     Podemos dizer que casos como esses são grandes jogadas de marketing. Situações como essas conquistam os consumidores, sugerindo-lhes a preocupação que a marca possui em agradar seus clientes e cativar sua fidelidade. Daí surgem vários casos de amor. 


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top