A Responsabilidade Social Empresarial das grandes marcas

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) trata-se, basicamente, de um comprometimento que diversas empresas assumem em adotar um comportamento ético, buscando o desenvolvimento econômico, além da melhoria simultânea da qualidade de vida de seus empregados e suas famílias, da comunidade e da sociedade como um todo. Além de práticas e comprometimentos básicos, como o privilegiar desenvolvimento sustentável, vemos por aí inúmeras empresas com campanhas de Responsabilidade Social que buscam ajudar de alguma forma àqueles que estão em contato com elas.

Seja por benefício próprio ou seja por pura vontade de ajudar, na prática, a intenção acaba não importando tanto. Vamos dar uma olhada em algumas campanhas de RSE de grandes marcas:

-  Nissan e a Grande Virada


A Nissan está realizando uma campanha em que os europeus que visitarem seu site, The Big Turn On, podem clicar em um botão para “ligar” sua cidade. A Nissan premiará a cidade com mais cliques com 30 estações de carregamento elétrico para desenvolver a infraestrutura da área para veículos elétricos.

- Pepsi Refresh Project


Em 2011, a Pepsi abriu um espaço para os consumidores enviarem suas ideias para um projeto de responsabilidade social. As ideias eram posteriormente selecionadas e aplicadas contando com o investimento da Pepsi.

- Natura e o Projeto Acolher

Em um modelo que se aproxima ao do projeto da Pepsi, a Natura permite que seus consultores e consultoras inscrevam projetos de ação social. Os inscritos passam por um processo de seleção, mas mesmo aqueles que não forem selecionados recebem um selo indicando a participação. O objetivo principal é promover a troca de experiências para desenvolver ainda mais as práticas sociais que já existem.



Dentro das próprias Empresas Juniores da UFMG, possuímos e apoiamos alguns projetos de Responsabilidade Social. Um deles é o Projeto Árvore dos Desejos, que conta com a participação da UFMG Informática Júnior. O projeto é simples e bem interessante, crianças carentes são cadastradas e seus dados são repassados a um "padrinho" ou "madrinha", que fica responsável pela tarefa de comprar um presenta para seu afilhado.  Saiba mais aqui.




0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top