Produtos licenciados invadem o futebol



O licenciamento de produtos é uma estratégia de mercado que está bombando o novo cenário do marketing esportivo brasileiro. O que há muito tempo já se faz com os grandes clubes europeus chega cada vez com mais força no Brasil.

Atualmente o licenciamento de produto é uma das fontes de maior receita dentro de um clube de futebol. Para se ter uma idéia esse mercado gira em torno de 5 bilhões por ano no país e é pequeno ainda comparado a outros países amantes do esporte como o nosso.

Existem diversas formas diferentes de licenciamento, mas a forma mais simples de entender é assim: “Um clube tem uma torcida. Essa torcida quer usar uma camisa oficial para ir aos jogos. Assim, o clube licencia sua marca para que um fabricante de materiais esportivos produza e distribua as camisas. Em troca, o time recebe royalties sobre as vendas. E assim, temos um simples exemplo de licenciamento de produtos”.

As vantagens dessa prática de mercado são infinitas. Algumas delas são: Menores investimentos na criação de produtos, comunicação e deslocamento. Transferência dos valores da marca em questão, diversificação do portfólio, faturamento adicional e entrada em novos segmentos. Antes disso, o licenciamento é extremamente eficaz também como instrumento de marketing para divulgação da marca ao público.

Além da habilidade de saber o que é interessante ou não a ser vinculada com a imagem da empresa, espera-se somente que ela tenha uma marca já consolidada no mercado, como um grande time. Deixo em baixo alguns produtos licenciados de sucesso.

O Sport Club Corinthians Paulista, por exemplo, lançou em Setembro de 2011 o “Collector's Book Nação Corinthians”. Sendo este o maior livro já produzido no país, com apenas 1500 exemplares de luxo e que custavam até 15 mil reais. O produto pesa 30 quilos e mesmo antes do lançamento já possuia grande parte da edição única encomendada. A notícia do livro inusitado foi parar em vários jornais, revistas e sites de temas variados.



O Sport Club Internacional por sua vez encontrou de forma diferente o sucesso nos últimos anos, vendo as receitas subirem 870% de 2006 a 2010. Grande parte desse faturamento veio do investimento no ramo alimentício, que é um mercado de grande volume de negócios e hoje representa mais de 6% do faturamento anual do time. O clube gaúcho licenciou produtos como espumantes, pipocas e bolinhas de polvilho.
Com a oportunidade do centenário, o Internacional fixou uma parceria com a tradicional Nestlé para lançar latas personalizadas do produto comemorativo “Nescafé”. Com o sucesso da parceria, o clube lançou no mesmo ano o chocolate personalizado “Sem Parar”. Somente nos primeiros 40 dias de comercialização foram vendidas mais de 60 toneladas do produto.



Um exemplo de sucesso polêmico foi a camisa rosa lançada pelo Atlético Mineiro em 2010. Mesmo dividindo a opinião da torcida o produto teve amplo faturamento, algo perto de 700 mil reais. A atitude inédita no futebol brasileiro recebeu destaque da mídia nacional e vendeu em pouco mais de um ano 60 mil peças, um recorde mundial para camisas de treino.


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