Pra comer com os olhos

O mercado da Publicidade é um espaço propício a receber muitas críticas. Consumidores têm suas fases de enaltecer uma marca, outras de se sentir insatisfeito ou algumas vezes fazer queixas sem fundamento. Uma reclamação que existe desde os primórdios da arte de divulgar e propagar ideias sobre produtos é a questão das fotos na indústria alimentícia, especialmente nos Fast foods. Como assim? Sabe aquela foto do Big Mac enorme e suculento, mas quando compramos o sanduíche recebemos um alimento um tanto feinho? Então...

Atualmente, com o contato mais próximo entre as empresas e os clientes através principalmente das Mídias Sociais é mais fácil identificar problemas e trazer soluções para seus produtos ou serviços. Há dois anos mesmo, vimos o McDonalds responder uma consumidora que perguntava no Twitter o porquê da comida servida ser bem mais bonita nas imagens do que fisicamente. O resultado foi esse vídeo mostrando o processo de criação das fotos para o menu, nos contando que o trabalho não é todo do editor de imagens.


A coisa é tão mais complexa do que parece que existe até um profissional chamado Food Stylist que trabalha no processo arrumando o alimento para que os ingredientes e as texturas dele sejam valorizados na foto. Quase como uma equipe de moda produzindo modelos. Curioso não?

Na última semana, uma reclamação que ficou famosa em relação à essa questão foi do cliente do Subway que postou uma foto numa mídia social medindo seu sanduíche com uma régua. O consumidor alegou que o sanduíche tinha um aspecto nojento e não tinha o mesmo tamanho que o prometido pela empresa, faltando dois centímetros, o que gerou piadas na internet.





Segundo o site Adnews, a rede de fast food se pronunciou quanto ao caso alegando que o tamanho do produto pode sofrer uma pequena variação caso o procedimento de preparo não siga as especificações exatas e que irão reforçar a fiscalização na loja citada pelo cliente.


O Marketing e a Publicidade em si devem apresentar o que há de melhor nos seus produtos e serviços para que eles sejam atrativos para seus consumidores. Ao analisarmos por esse ponto essas imagens cumprem bem esse papel, mas fica uma pergunta para refletirmos: Será que as propagandas exageram?

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top