Sobre a beleza das flores


Um padrão de fotos com um significado amplo, preocupado com sua beleza e com as variações estéticas que podem ser feitas dentro desse padrão. Esse é o Beija Flor, projeto de Maria Navarro, estudante de comunicação na UFMG, e Ciro Thielmann, fotógrafo.

As fotos do projeto contam sempre com a flor na boca, as cores fortes que são geralmente usadas no fundo e algum outro elemento para harmonia. O que chama atenção nas imagens são os contrastes com cores e sombras e alegra os olhos de quem vê tanta beleza.

O projeto tem hoje uma página no facebook e no tumblr, que contam com seguidores ativos e, além disso, faz algumas exposições por Belo Horizonte (que é só conferir na página do face que eles avisam quando e onde).



Um projeto que tem como objetivo beleza e harmonia mas é diverso, em suas fotos, paisagens, flores, pessoas e cores. Que inspira na gente intensidade

E foi pensando em entender mais um pouco que o Cria Plano fez uma entrevista com os criadores do projeto e tá aqui pra vocês:

1. O que é e como surgiu a ideia de criar o projeto beija flor?
A ideia surgiu a partir de uma foto que o Ciro Thielmann já tinha, e conversando sobre projetos, resolvemos fazer outras fotos no mesmo padrão da que já existia, um fundo, uma flor, um turbante e uma pessoa. Começamos com amigos e depois resolvemos expandir, criamos a página no facebook e o tumblr, e a partir daí o projeto criou um ritmo bacana, com diferentes pessoas e flores nas fotos. O Projeto Beija Flor, pode ser melhor definido a partir do texto que nossa amiga bióloga e colaboradora, Luciana Gerhard escreveu: “Com o intuito de valorizar a heterogeneidade da natureza como um todo, o Projeto Beija Flor mescla indivíduos, flores, cores e texturas com um único propósito: retratar a conexão e a harmonia dos diferentes elementos em cena e inserir o homem como parte integrante e essencial nos mecanismos de reprodução. A flor, órgão reprodutor das plantas, posicionada à boca, ressalta um significado não somente estético e subjetivo, mas estabelece uma relação direta onde nós, seres humanos, através da fala e das nossas inúmeras formas de expressão possuímos insondável papel em nosso meio: o de reproduzir beleza aos olhos de quem vê.”

2. Vocês se inspiraram em outros projetos e artistas? Como essa inspiração refletiu no projeto?
Para produzir esse projeto não existe uma inspiração pontual, mas podemos dizer que existem sempre fotógrafos e artistas como referências para nossos trabalhos como um todo. A fotografia documental e, alguns retratos são ótimas referência, como Sebastião Salgado, Alex Webb, Martin Parr, Derby Blue, Chagall, entre outros.

3. Vocês acreditam que o projeto faz a arte dialogar com o que vocês aprendem/aprenderam na comunicação? Como?
Em certa medida sim, em especial para nós que trabalhamos com o audiovisual, tudo o que foi ensinado voltado para as teorias da imagem foi importante para o amadurecimento de ideias, referencias, inspiração, crescimento, e aperfeiçoamento de técnicas e práticas.

4. O que vocês buscam passar para as pessoas com o projeto e as fotos?
Na verdade não existe uma mensagem nas fotos, o que gostamos de ressaltar é a harmonia entre cores, indivíduos e flores pode causar numa imagem, que pelo projeto, essa imagem se tornou um padrão de fotos. Essa harmonia na composição é o que buscamos sempre ao realizar uma foto para o Beija Flor, e o que esperamos é que ela reproduza beleza.

5. Qual futuro vocês desejam para esse projeto?
Gostaríamos de criar um livro a partir do Beija Flor, com as fotografias e a catalogação das flores que fazem parte do projeto. E também, continuar expondo, já que ainda estamos produzindo fotos.

6. Só de curiosidade mesmo, sei que são muitas fotos e todas lindas mas vocês têm suas favoritas?
Bom, essa é uma pergunta difícil, porque cada foto tem sua singularidade, com a beleza da flor e a beleza da pessoa que está sendo fotografada. E acho que podemos deixar essa escolha para quem quiser ver o projeto!

O Cria Plano ficou apaixonado com as fotos, então separamos algumas para vocês também se apaixonarem










0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top