Visitando o Castelo Mágico



O Castelo Rá-Tim-Bum foi o programa educacional de maior audiência da TV Cultura na década de 90. A série conta a história de Nino, um garoto de 300 anos, que vive com seus tios bruxos – Dr. Victor e Morgana – em um castelo mágico com animais que falam e seres fantasiosos. Ao sentir-se solitário, Nino atrai, por meio de um feitiço, três crianças, Pedro, Biba e Zequinha, para viverem diversas aventuras e descobertas no Castelo. O programa também possuía quadros didáticos entre as cenas que podiam ou não ser ligados ao tema específico de cada episódio.

Para a realização de seus 90 episódios o Castelo Rá-Tim-Bum contou com uma enorme produção para a confecção dos cenários, caracterização e fabricação dos personagens, envolvendo 6 mil horas de gravação, mais de 3 mil horas de edição, 800 figurinos e uma equipe de 250 profissionais.






















A série infantil completa, no ano de 2014, 20 anos desde sua estreia, e, em comemoração, o MIS (Museu de Imagem e Som) de São Paulo, montou uma grande exibição com aspectos históricos e artísticos do programa, expondo peças originas e o ambiente lúdico característico da série. A mega exposição é divida em duas partes, a primeira com peças do acervo, objetos das cenas, fotografias e figurinos. Já na segunda, o visitante consegue, literalmente, visitar o Castelo, podendo conhecer o saguão, o quarto da Tia Morgana e a famosa biblioteca, sendo, até mesmo, recebido pelo próprio "Nino". Além de tudo isso, o público ainda pode ver de perto os bonecos originais do programa, como o monstro Mau, a cobra Celeste e as botas Tap e Flap.



O Castelo Rá-Tim-Bum foi um grande sucesso de 1994 a 1997 e, por sua divulgação em um canal aberto, foi capaz de alcançar diversas crianças. Já hoje em dia, com a crescente perda do espaço da TV para outras plataformas online, os programas infantis têm ficado cada vez mais escassos nos canais de circulação gratuita. Sendo assim, a falta de interesse somada a falta de espaço na televisão faz com que seja cada vez mais difícil o surgimento de um novo grande sucesso como foi o do Castelo.

Confira mais imagens dessa linda exposição aqui!
Assista também à esse documentário incrível sobre o programa!

PS: O Cria Plano inteiro chora com a exposição longe de nós!

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top