Do Porta-Retrato ao Anúncio



Antigamente, a fotografia era utilizada apenas para a documentação de momentos e fotos de pessoas. Porém, com o passar do tempo, foi percebido seu potencial para a veiculação de campanhas publicitárias. No Brasil, isso ocorreu na década de 1940, com o pioneirismo de Francisco de Albuquerque, que tem suas obras exposta na mostra “O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque”, que fica em Belo Horizonte até 28 de Agosto.

A exposição conta com cerca de 150 imagens selecionadas e exibição digital do acervo de 70 mil fotografias. Ela reúne retratos, fotografias publicitárias, fotos de bastidores do estúdio do fotógrafo e registros industriais e urbanos realizados por Chico Albuquerque entre 1940 e 1950. Além disso, também traz um vídeo acerca do processo de restauração dos negativos.

A mostra agrupa as principais vertentes do que foi realizado pelo artista, pioneiro da publicidade brasileira na década de 40. Francisco de Albuquerque possuiu seu próprio estúdio de fotografia desde 1945, sendo ele um dos mais bem equipados da cidade, onde eram fotografados produtos, personalidades da sociedade e artistas.


Chico foi responsável pela criação da primeira campanha publicitária ilustrada com fotografia no Brasil, em 1949, para a Johnson & Johnson, produzidas quando a indústria e a comunicação visual ainda se estabeleciam no país. Outras produções realizadas por ele também ganharam repercussão, com a da Kodak, em 1965. Devido ao pioneirismo no mercado fotográfico publicitário, sua atuação foi determinante também para a disseminação e discussão sobre a fotografia como um todo.

Campanha da Kodak

Percebe-se então, uma grande modificação do entendimento de fotografia, antes voltada para o reflexo do ser, reflete, agora, o que queremos, ou, podemos ser, aproximando mais o mundo e a propaganda.


Informações

Quando:
 Até 28 de agosto, de terça a sábado, das 9h30 às 21h.
Onde: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (Av. Afonso Pena, 737 – Centro)
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Mais informações: (31) 3236-7400 e 
www.fcs.mg.gov.br

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top