O estereótipo vende. Vende?


Uma peça publicitária criada pela agência Ideia 3 para a campanha do “dias dos pais” para o Shopping Iguatemi da Bahia, pode reabrir uma discussão clássica quando a conversa se trata da utilização dos estereótipos nas campanhas publicitárias.

A campanha possui uma composição visual bastante simples e objetiva. Retrata uma mãe sorrindo, aparentemente, vestindo seu filho para praticar luta. Porém, a expressão dele é de total desaprovação com relação à atitude da mãe. Isso se dá pelo fato da mãe estar o vestindo com um equipamento equivocado para a prática do tal esporte, já que o filho veste um kimono. Tudo isso acompanhado por um texto: “Pai. Insubstituível”.



O interesse do comercial, a princípio, seria de mostrar a impossibilidade de uma mãe entender e conseguir ajudar seu filho na prática de atividades esportivas. Isso tudo, traz a tona todas as questões que envolvem o uso do estereótipo nas propagandas. Tais campanhas parecem que não já não são tão bem vistas pelo grande público. Veja aqui o vídeo da campanha.

Campanhas como as de cerveja, de carros ou perfumes, possuem o histórico de trazerem peças elaboradas em volta de conceitos que perpassam pela estereotipização. Na maiorias das propagandas de cerveja por exemplo, você geralmente vai encontrar mulheres sensuais, praia, futebol, que transformam em um ritual, o hábito de beber a cerveja. A imagem, principalmente da mulher nesse caso,acaba se tornando estereotipada. 

Bom talvez não fosse certo taxar algo como sendo estereotipado e se realmente for, isto não pode ser definido como uma boa ou má propaganda, já que para se criar uma campanha, é preciso já ter em mente para que público essa se destinaria e qual seria a melhor maneira de atingi-lo. Isto já não seria uma estereotipização? E se a publicidade for inerente a isso tudo?
A campanha da Oogmerk, empresa de produtos óticos, usa do seu próprio produto para reforçar a questão do estereótipo. Acompanhada das imagens de pessoas exatamente iguais, em que a diferença está apenas no uso dos óculos, vem a frase “Get the respect you deserve”,ou seja, consiga o respeito que você mereça, no caso, apenas usando um óculos Oogmerk.

Cabe a nós, consumidores, percebermos se essa estratégia realmente continua atingindo as expectativas e, se é válido continuar se apoiando nesses princípios para se conseguir vender algo. Mas que seria interessante ver mais propagandas desprendidas dos clássicos estereótipos e agências dispostas a se renovarem nessa questão, isso seria.

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