Publicidade em jogo


Quem nunca passou horas jogando videogame não sabe o que é entrar em outra realidade, mas até que ponto esses jogos se ligam ao mundo exterior? 
Até a publicidade perceber que esse espaço de dentro dos jogos seria uma ótima forma de anunciar produtos e aumentar suas vendas.
A publicidade dentro de games (ou “In-game advertising “) não é algo tão inovador assim, mas os investimentos neste mercado chegou a mais de US$ 1 bilhão. Mas, quais as vantagens de colocar sua marca dentro realidade dos jogos? 



O público dos anúncios em games é muito direto.  Ao colocar sua marca dentro de um jogo, o anunciante passa a fazer parte, de maneira natural e descontraída, da realidade dos jogadores e possíveis consumidores, e por ser um universo ainda pouco explorado, esse tipo de veiculação seria um ótimo e lucrativo diferencial.
Outro fator que aponta para o sucesso deste tipo de publicidade, é que ao entrar na realidade dos games, a comunicação é praticamente constante e não agride o jogador de forma direta, passa a ser algo natural dentro do jogo.

Um exemplo de jogo em que esse tipo de publicidade aparece é o The Sims social 2, onde as marcas H&M e a Ikea possuem lojas reais, proporcionando uma interação do jogador com a marca em um espaço diferente, oferecendo seus produtos de forma idêntica ao mundo real. 



O mercado da publicidade em games está em crescimento evidente tanto no exterior quanto no Brasil, e o avanço das tecnologias dos consoles auxilia neste crescimento.  Jogadores aprovam este tipo de abordagem, pois afirmam que a inserção das marcas deixa os jogos mais realistas.Aliás, quem nunca quis lutar ( como avatar) sendo patrocinado por marcas grandiosas do mundo real como a Everleast? Ou correr com um carro da mesma marca de seu ídolo da fórmula 1? Há várias marcas que estão investindo nesse tipo de publicidade e as que já investiram estão colhendo os frutos, e com certeza, ainda jogaremos com muitas marcas famosas.

Por Karina Carvalho

2 comentários:

Helena Corrêa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Corrêa disse...

Nó, muito bacana isso!
É uma estratégia muito bem pensada e, pelo visto, efetiva também.
Interação do jogador com a marca, de forma nenhum um pouco agrsseiva, é bastante eficaz.
Isso me lembra também aquele lance do Obama aparecer em outdoors virtuais, que se não me engano, eram em jogos também! Isso tem um nome: "Advergame".

 
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