Todos lê!


Você sabia que no dia 13 de maio é comemorado o #memeday?

A primeira vez que o termo meme foi utilizado foi no livro do zoólogo Richard Dakins," O Gene Egoísta", de 1976. Richard faz uma analogia entre os sistemas biológicos e os aspectos culturais difundidos em uma sociedade: assim como os genes, que se propagam de corpo em corpo, os memes é algo que se propaga de mente em mente, através da repetição e imitação de ideias.Ou seja,o meme nada mais é que uma "unidade de evolução cultural"que ao ser replicado, afeta o comportamento dos indivíduos.


Este tipo de gene cultural, ao ser absorvido por uma sociedade, pode sofrer alterações,uma vez que são orgânicos, e  suas modificações de sentido estão associadas a novos contextos, ideias,e plataformas.
Com o advento das redes sociais os memes adquirem uma importante atribuição no mundo virtual.Como a internet é uma plataforma dinâmica, ágil, a propagação e a invenção de novas  ideias, expressões é enorme, e cresce a cada dia. As famosas Range Faces, paródias de vídeos muito acessados,como as que foram feitas coma banda mais bonita da cidade e  as novas versões de sou foda e para nossa alegria, além das expressões como "Todos chora" "Vem gente" "Fica, vai ter bolo", entre outras, são exemplos de memes.É importante lembrar, porém, que os memes não se encontram somente no mundo virtual,mas a internet é sem dúvida um catalizador de propagação dos mesmos.


Deve-se tomar um grande cuidado para não confundir virais com memes. Como o próprio nome indica, virais são são unidades de informação que se espalham rapidamente, como um vírus.Já os memes, além de se espalharem, ganham novas versões, formatos e podem ter o significado alterado.
Empresas estão utilizando cada vez mais, os memes como estratégias de comunicação com  público alvo.Muitas marcas se veem atreladas a memes, porem nem sempre ser amplamente difundida nas esferas virtuais, sociais leva a um resultado positivo. Segundo Raquel Recuero, como os memes são extremamente mutáveis ,é necessário que o contexto no qual ele está inserido, associe a marca a algo de qualidade. Por exemplo, expressões como " Não é assim uma Brastemp" ou "É essa Coca-Cola toda"  adquirem sinônimo de algo bom, trazendo resultados positivos às marcas.


Há um perigo também, de o meme descartar ou re-significar partes. O caso dos Pôneis Malditos é um bom exemplo. Os bichinho fizeram sucesso, foram super comentados, não saia da cabeça de ninguém, mas quem se lembra do produto anunciado? Qual era o carro divulgado na campanha? Nesse acaso, os pôneis foram re-significados, exaltados, em detrimento do produto, que foi descartado.

Por isso, os memes como estrategia de vendas, deve ser  analisado criticamente em função do resultado esperado e do alcançado, uma vez que seus sentidos podem ser modificados, ou construídos.

Que tal dar uma olhadinha em 313 memes em 39 segundos? veja o vídeo abaixo!


Ficou curioso? quer saber quais são os memes do momento? Então corre para a memepedia do youpix.
Para saber mais sobre qualquer assunto de redes sociais,  e tudo que circula na intenert através de um olhar crítico,indico o  Blog da Raquel Recuero .


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top