QR Code: uma tecnologia em potencial na publicidade


Inicialmente utilizado para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code está sendo utilizado na publicidade como uma forma de interação com o consumidor (o QR Code aí em cima, por exemplo, te direciona para a página inicial da Cria Jr). Mas primeiro, vamos entender rapidamente o que é e como funciona o QR Code.

Abreviação de Quick Result Code (em português, Código de Resultado Rápido), o QR Code é como um código de barras que, ao ser lido por um smartphone, direciona o internauta a um website, a uma foto, entre outros. E como essa tecnologia está sendo introduzida na publicidade? Vamos ver alguns exemplos.

Em 2011, a agência de publicidade alemã Scholz & Friends fez uma campanha que consistia em colocar um QR Code... em uma pizza! Sim, é verdade! A estratégia da agência, que estava precisando de novos membros em sua equipe de criativos digitais, consistia em enviar, gratuitamente, pizzas com QR Codes feitos de molho de tomate para funcionários de agências concorrentes. Ao ser captado pelo smartphone (que deveria ter acesso à internet), o código direcionava usuário a uma página da web que tinha informações sobre o programa de recrutamento da Scholz & Friends. O objetivo de tudo isso? Contratar pessoas já empregadas sem passar pelo desconforto das ligações misteriosas e situações desagradáveis.



Um caso ainda mais recente é a da cerveja Guinness. A empresa resolveu servir a cerveja em um copo com um QR Code. Com o copo vazio ou com uma cerveja normal (clara), o QR Code não poderia ser lido, mas, com Guinness (que é uma cerveja escura), o QR Code ficava visível e, quando lido, levava o usuário à página da marca na web, onde ele poderia baixar conteúdos exclusivos, saber das promoções, twittar, atualizar o status do Facebook, entre outros. Imagine só a curiosidade gerada pela marca e a visibilidade que teve na web.




Talvez o único problema dessa tecnologia seja a sua popularidade: em países como o Brasil, o número de smartphones ainda não é tão grande, logo, essa interação fica limitada a um pequeno grupo de consumidores. Ainda assim, o QR Code é uma tecnologia com muito potencial para ser explorada e, com o constante aumento das vendas de smartphones, tem tudo para se tornar cada vez mais comum nas propagandas.

Por Filipe Mendonça


7 comentários:

Marcelo Filizzola disse...

Hahahaha! Adorei a estratégia da agencia alemã!!

Matheus Couto disse...

Depois de hoje mudei minhas opiniões sobre QR CODE, achava muito inutil! Agora quero fazer uma tatto com ele

Ana Miranda disse...

Muito diferente esse tipo de tecnologia, vai saber se no futuro próximo isso vai ser banal de tão comum. Curti

Arnaldo Barbosa Garcia disse...

Muito bom! QR code é uma tecnologia com infinitas utilidades

Malu disse...

era pra ser posts temáticos de pizza? haha! brincadeira! muito legal isso mesmo! já tinha visto essa ação em algum lugar e me deu mega vontade de testar o QR code. e de comer pizza também, é claro.

Helena Corrêa disse...

Ow, muito foda isso dos QR code's!
Foi tema de referencial teórico do Planejamento há duas semanas! hehe
Vale a pena ver essa ideia aqui tb: http://www.galoclandestino.com.br/qr-code-feito-atraves-de-sombras

Luís Fernando Vaccari de Sousa disse...

Muito legal! No Brasil existe um site que vende camisetas personalisadas com QR code! MY T-shirts. A Camiseta Inteligente! Bem legal!
www.mytshirts.com.br

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top