Super-mídia X Super-heróis


No último dia 31 de agosto, a Disney anunciou a compra da Marvel Entertainment por US$ 4 bilhões, assumindo o controle de franquias famosas como Homem-Aranha, Homem de Ferro, X-Men, Hulk e Quarteto Fantástico. Imediatamente, os fãs das histórias em quadrinhos da Marvel demonstraram sua preocupação e medo de se depararem com uma possível edição de "As Aventuras de Mickey e o Homem-Aranha". Não é bem por aí. Como já foi esclarecido pela própria Disney, o acordo abre a possibilidade de usar os personagens da Marvel em filmes da Pixar, em parques de diversão, em produtos em geral. Os produtores da Marvel, no entanto, continuam com total liberdade de desenvolver suas histórias como bem entenderem, sem a necessidade de uma postura conservadora como costuma ser a da Disney.

Muito mais do que a possibilidade de misturar personagens, essa movimentação financeira demonstra uma tendência da evolução dos grandes conglomerados de comunicação de massa - que ficam cada vez maiores. As fusões e compras são cada vez mais frequentes, e o monopólio midiático cada vez mais real. Nesse caso da Disney/Marvel, acredito que a operação só tenha acontecido por interesses meramente financeiros - interesses cada vez mais importantes na conduta dos mega-conglomerados da mídia. O site Terra tirou algumas dúvidas interessantes sobre o caso, e o que chama atenção é o trecho "desde que a Marvel não faça críticas à Disney, é muito provável que eles tenham liberdade."

O saldo desta história é mais uma concorrência midiática sendo pulverizada; e mesmo sendo no ramo do entretenimento, esta tendência pode nos levar para um cenário onde nem mesmo os super-heróis (com ou sem a ajuda do Mickey) poderão nos salvar.

1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Que a liberdade vai existir, pode até ser... Mas eu ainda espero um Spider Mickey saindo dessa fusão... hahahaha

 
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