Por trás da mágica do Photoshop


Se o cabelo saiu bagunçado: Photoshop! Se a cintura não saiu bem demarcada: Photoshop! Se sua cor do olho não te agrada naquela foto, adivinha?

Programas para retocar imagens estão em todos os lugares, usados por profissionais, e cada vez mais , por leigos. Mas é claro, quem não quer aparecer com a pele de pêssego, a iluminação perfeita, sem rugas, estrias ou gordurinhas?

Ao mesmo tempo que é uma coisa boa, é também um grande malefício, pois reforça a necessidade de padronização da sociedade. Você tenta se aproximar de um padrão de beleza que é imposto pela mídia, que enaltece as famosas, na grande maioria magras, altas, e consideradas perfeitas. Alcançar esse ideal passa a ser um desafio enfrentado por muitas mulheres, que se submetem a cirurgias, dietas malucas, ou artifícios para se manterem mais jovens por mais tempo.

Esconder as imperfeições que mulheres normais têm, é mascarar a realidade, criar uma ilusão de uma pessoa perfeita. Assim, tantas outras pessoas são enganadas, e por serem diferentes, acabam não sendo aceitas pela sociedade, e até mesmo por si mesmas.


 

 Repararam a diferença? Madonna nesse ensaio para Louis Vuitton nem parece ela mesma! São por essas e outras que perdemos uma referencia do que é normal, de que todas até uma artista internacional de sucesso tem defeitos. 

Essa transformação em um ser ideal fica claro nesse vídeo, onde uma mulher vira um objeto depois de vários retoques, o resultado é surpreendente!




 O vídeo mais recente é de uma cantora de Budapeste chamada Boogie (nome artístico de Csemer Boglárka), que fez uma música criticando esse padrão de beleza imposto pela mídia, que como dito no refrão, transformam as pessoas em produtos. O clipe é também muito legal, onde vemos uma completa transformação dela no Photoshop, e fica dificil de acreditar que é a mesma pessoa! 




 Quais são os limites para se tratar uma imagem? Para se criar um ideal de beleza? Para dizer o que realmente é beleza, e determinar quem de fato é ou não? Nessas questões, é preciso repensar o papel do Photoshop na sociedade.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top