Todos querem viajar nesse balão


        Um estudo feito pela BBC revelou que 87% das pessoas que usam a internet consideram que o acesso à rede deveria ser um direito fundamental de todas as pessoas. Além disso, entre os não usuários, 71% se sentem no direito de acessá-la. Mas, infelizmente, a realidade é bem diferente disso: apenas dois bilhões de pessoas têm acesso à internet, ou seja, aproximadamente, para uma pessoa que acessa, existem duas que não são usuárias. E, pra piorar, a concentração de pessoas que usam a internet em certos continentes polariza ainda mais o acesso à rede. Por exemplo, a América e a Ásia, juntas, representam 56% de todos os usuários do mundo, enquanto a África e o Oriente Médio totalizam apenas 9%.

              E como resolver isso? Hm, e se a gente criasse uns balões de 15 metros de diâmetro que flutuassem na estratosfera, a mais ou menos 20 quilômetros de altura, criando uma rede Wi-Fi no céu? Impossível, né? Pois é, o Google pensou nisso. E sim, o Google fez isso.



A proposta do Project Loon, além de nobre, faz jus ao seu nome (loon, em inglês, é uma gíria para ~louco~) e é bastante ousada, mas por trás dessa loucura toda tem muita, muita, muita ciência. O projeto se resume na locação de balões atmosféricos na estratosfera, onde os ventos atmosféricos são mais estáveis, não há a circulação de aviões, obstáculos como montanhas e nem a ocorrência de chuvas.  Além disso, os balões possuem placas de energia solar e, portanto, são completamente sustentáveis, possuindo baterias apenas pra capturar energia solar, possibilitando, assim, o funcionamento dos balões durante a noite. Para se movimentar, os balões serão guiados de certa forma a flutuar através das correntes de ar estratosféricas para que, quando um balão sair de sua devida posição, outro tomará seu lugar, mantendo a estabilidade da rede.

Para toda essa loucura funcionar, antenas específicas serão instaladas em casas e edifícios e serão programadas para captar os sinais e se comunicar apenas com os balões que, em função do seu raio de 40 km de cobertura, também se comunicam entre si. Dessa forma, é criada uma rede Wi-Fi gratuita para o mundo todo, com velocidade similar ou até maior do que a das redes 3G – fato confirmado pelo teste realizado na Nova Zelândia, em junho desse ano, no qual 30 balões foram lançados e, em alguns momentos, a conexão ficou de fato mais rápida do que a das conexões 3G.


É claro que, além dos interesses comerciais, essa genial/maluca empreitada do Google visa possibilitar a todos o acesso a internet, levando-a para os lugares mais remotos e rurais do planeta, e provando que as dificuldades em relação à democratização de seu uso não são econômicas e muito menos tecnológicas, mas sim apenas políticas. 

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top