A onda verde e o oportunismo

A onda da sustentabilidade já está estabelecida e esse conceito já é universal quando se fala de marketing empresarial. Pesquisas mostram que consumidores pagam mais por produtos que se mostrem sustentáveis. Em virtude disso, não é difícil perceber que as empresas se preocupam em passar uma imagem de respeito ao meio ambiente, tornando seus produtos ecologicamente conscientes. Além disso, por meio da publicidade, mostram isso para o público, a fim de educá-lo e, de quebra, promover seu produto, o que é conhecido como marketing verde.

Porém, atualmente, existem regras do Conar para regulamentar essa preocupação ecológica exacerbada em algumas propagandas, que acabam se valendo do oportunismo para vender seus produtos.  Essas regras estão em vigor desde 2011 e, basicamente, exigem que essas mensagens publicitárias que destacam o desempenho ambiental do produto possam ser verificadas. Assim, quando em uma propaganda diz-se que tal produto não polui porque tem partículas "blablabla", isso tem que ter um respaldo técnico e uma comprovação. Obviamente, não existe uma fiscalização controlando a publicidade e exigindo relatórios técnicos comprovadores de tudo o que se fale em um cartaz ou comercial. Mas, caso um concorrente ou a audiência reclame, essas regras entram em ação na hora de decidir tirar o comercial do ar.

A Bombril já teve uma propaganda televisiva tirada do ar, antes mesmo dessas regras entrarem em vigor. Em uma campanha da palha de aço, foram veiculados comerciais que ressaltavam o desempenho ecológico do produto, em comparação ao do concorrente. No comercial o produto era apresentado como o "mais ecológico" e "100% ecológico"( você pode ver o vídeo aqui ).  A concorrência, então, entrou com representação no Conar solicitando a suspensão dos comerciais e foi atendida. Além dos prejuízos com a não exibição, a empresa ficou uma imagem de praticante de greenwashing, que significa aproveitar a onda verde para vender produtos.

O que a gente percebe a partir disso, é que, como a ecologia é um tema amigável ao nosso tempo e que chama muita atenção, não poderia ficar de fora do mundo de significados e representações da publicidade. Mas tem muita marca por aí que se aproveita disso, sem nenhum respaldo técnico e nenhuma ação definitivamente ambiental em seu processo de produção ou em qualquer área da empresa, para ganhar mais público e vender mais.



 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top